Encontre o que você precisa aqui:

Autor: Secom

Cabedelo sedia 1º Encontro Paraibano das Guardas Municipais para discutir o papel das GMs na Segurança Pública

Evento pôs em pauta o questões como limites legais, legalização e regulamentação das Guardas Municipais A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Segurança Municipal (SSM), em parceria com o Sindicato Estadual das Guardas Municipais (Sindgm/PB), realizou, nesta sexta-feira (2), o 1º Encontro Paraibano das Guardas Municipais. O evento aconteceu no auditório do […]

02/09/2022 13h13 Atualizado há 5 meses atrás

Evento pôs em pauta o questões como limites legais, legalização e regulamentação das Guardas Municipais

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Segurança Municipal (SSM), em parceria com o Sindicato Estadual das Guardas Municipais (Sindgm/PB), realizou, nesta sexta-feira (2), o 1º Encontro Paraibano das Guardas Municipais.

O evento aconteceu no auditório do Uniesp e reuniu autoridades da segurança pública, assim como representações de diversas guardas municipais do Estado.

O Encontro teve como tema principal o Papel das Guardas Municipais na Segurança Pública e como objetivo discutir questões inerentes à atuação das guardas municipais na segurança pública.

Foram abordados temas sensíveis ao desenvolvimento da segurança pública municipalizada, como as possibilidades e limites legais das guardas Municipais, representatividade e fortalecimento institucional, formas de obtenção de recursos e legalização e regulamentação das Guardas Municipais.


“A iniciativa de Cabedelo vem a suprir uma lacuna importante: não existia ainda um encontro estadual, um fórum que servisse para a discussão do papel das guardas municipais no área da segurança pública. Trata-se de um pioneirismo que servirá, com certeza, para a inspirar outras corporações a promover esse tipo de encontro. A importância desse encontro é justamente para troca de experiências, aperfeiçoamento da nossa equipe, pois buscar qualificação é o mais importante para todo tipo de órgão de segurança. Não dá mais para não valorizar e reconhecer o papel das guardas municipais na promoção e no apoio a segurança”, declarou o prefeito Vitor Hugo Castelliano.

A palestra de abertura com o tema “Possibilidades e limites legais das Guardas Municipais na segurança pública” foi proferida pelo assessor jurídico da SSM,  Claudivando Araújo. Em seguida, a presidente do Sindicato das Guardas Municipais do Estado da Paraíba, Íris Cavalcanti, discorreu sobre o tema  “Representatividade política e fortalecimento das guardas municipais”.

“A municipalização da segurança pública vem se tornando uma necessidade no país. Com o aumento e organização da criminalidade, o Estado viu nas Guardas Municipais uma importante ferramenta no combate preventivo à crescente marginalidade. O intuito desse encontro é promover a união, padronização e informação às instituições de segurança pública municipais integrantes do Estado paraibano”, declarou o anfitrião do evento, o Secretário Magalhães Lourenço.

Na parte da tarde, o evento prosseguiu com a palestra “Legalização e regularização das guardas municipais: perspectivas e desafios para os municípios”, com o comandante da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa, Vitor Freire de Almeida. A palestra final teve como tema a “Organização das Guardas Municipais para obtenção de recursos”, com o comandante geral da Guarda Metropolitana de Cabedelo, Magalhães Galvão Lourenço.

“Esse evento representa antes de tudo a aproximação e a união entre as guardas municipais. Elas ocupam, atualmente, um papel importante na segurança pública, atuando conjuntamente com outras forças. É preciso, portanto, que as Guardas Municipais cresçam de forma unida, trocando informações e experiências. Esperamos que o evento cresça, conte com mais participações nas próximas edições e que as guardas estejam cada vez mais organizadas e preparadas para a atuação”, comentou a presidente do Sindgm/PB, Íris Cavalcanti.

Ao final, foi elaborada e lida a Carta do Evento, contendo os principais pontos de discussão, resumo da ação e proposituras. O encontro contou com as participações de representações das Guardas Municipais de João Pessoa, Bayeux, Conde, Pitimbu, Campina Grande, Rio Tinto, Soledade, Dona Inês, Areial, Livramento.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade