Cabedelo sedia 1º Encontro Paraibano das Guardas Municipais para discutir o papel das GMs na Segurança Pública

Evento pôs em pauta o questões como limites legais, legalização e regulamentação das Guardas Municipais

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Segurança Municipal (SSM), em parceria com o Sindicato Estadual das Guardas Municipais (Sindgm/PB), realizou, nesta sexta-feira (2), o 1º Encontro Paraibano das Guardas Municipais.

O evento aconteceu no auditório do Uniesp e reuniu autoridades da segurança pública, assim como representações de diversas guardas municipais do Estado.

O Encontro teve como tema principal o Papel das Guardas Municipais na Segurança Pública e como objetivo discutir questões inerentes à atuação das guardas municipais na segurança pública.

Foram abordados temas sensíveis ao desenvolvimento da segurança pública municipalizada, como as possibilidades e limites legais das guardas Municipais, representatividade e fortalecimento institucional, formas de obtenção de recursos e legalização e regulamentação das Guardas Municipais.


“A iniciativa de Cabedelo vem a suprir uma lacuna importante: não existia ainda um encontro estadual, um fórum que servisse para a discussão do papel das guardas municipais no área da segurança pública. Trata-se de um pioneirismo que servirá, com certeza, para a inspirar outras corporações a promover esse tipo de encontro. A importância desse encontro é justamente para troca de experiências, aperfeiçoamento da nossa equipe, pois buscar qualificação é o mais importante para todo tipo de órgão de segurança. Não dá mais para não valorizar e reconhecer o papel das guardas municipais na promoção e no apoio a segurança”, declarou o prefeito Vitor Hugo Castelliano.

A palestra de abertura com o tema “Possibilidades e limites legais das Guardas Municipais na segurança pública” foi proferida pelo assessor jurídico da SSM,  Claudivando Araújo. Em seguida, a presidente do Sindicato das Guardas Municipais do Estado da Paraíba, Íris Cavalcanti, discorreu sobre o tema  “Representatividade política e fortalecimento das guardas municipais”.

“A municipalização da segurança pública vem se tornando uma necessidade no país. Com o aumento e organização da criminalidade, o Estado viu nas Guardas Municipais uma importante ferramenta no combate preventivo à crescente marginalidade. O intuito desse encontro é promover a união, padronização e informação às instituições de segurança pública municipais integrantes do Estado paraibano”, declarou o anfitrião do evento, o Secretário Magalhães Lourenço.

Na parte da tarde, o evento prosseguiu com a palestra “Legalização e regularização das guardas municipais: perspectivas e desafios para os municípios”, com o comandante da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa, Vitor Freire de Almeida. A palestra final teve como tema a “Organização das Guardas Municipais para obtenção de recursos”, com o comandante geral da Guarda Metropolitana de Cabedelo, Magalhães Galvão Lourenço.

“Esse evento representa antes de tudo a aproximação e a união entre as guardas municipais. Elas ocupam, atualmente, um papel importante na segurança pública, atuando conjuntamente com outras forças. É preciso, portanto, que as Guardas Municipais cresçam de forma unida, trocando informações e experiências. Esperamos que o evento cresça, conte com mais participações nas próximas edições e que as guardas estejam cada vez mais organizadas e preparadas para a atuação”, comentou a presidente do Sindgm/PB, Íris Cavalcanti.

Ao final, foi elaborada e lida a Carta do Evento, contendo os principais pontos de discussão, resumo da ação e proposituras. O encontro contou com as participações de representações das Guardas Municipais de João Pessoa, Bayeux, Conde, Pitimbu, Campina Grande, Rio Tinto, Soledade, Dona Inês, Areial, Livramento.

Compartilhar