Cabedelo sedia IV Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade dos Municípios da grande João Pessoa

Evento reuniu diversos gestores em palestras e debates sobre o tema

Cabedelo sediou, nesta quinta-feira (02), o IV Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade dos Municípios da Grande João Pessoa. A iniciativa busca unir as cidades da região metropolitana em projetos relacionados ao meio ambiente.

Durante o Fórum, que aconteceu no Auditório do Ferreira Costa, a cidade sede apresentou o tema Gestão Municipal de Resíduos, e elencou os projetos que vêm sendo desenvolvidos em âmbito municipal, bem como os que ainda pretendem ser implantados.

O evento reuniu gestores ligados ao Meio Ambiente das cidades de Cabedelo, João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Lucena e Conde.

“O objetivo deste Fórum é mostrar os projetos relacionados ao meio ambiente de cada município que fazem parte da região metropolitana da capital. Trata-se de um espaço para o compartilhamento de experiências, tornar conhecidas as ações locais desenvolvidas por cada um dos municípios e, se possível, abrir caminhos para possíveis parcerias. Como anfitriã do evento, Cabedelo traz suas experiências para esse colóquio que é uma iniciativa maravilhosa para reunir gestores, colaboradores e técnicos para o conhecimento e a troca de experiências”, comentou o secretário de Meio Ambiente de Cabedelo, Francisco Urtiga.

Sobre o tema do evento, Cabedelo já iniciou a elaboração do seu Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólido (PMGIRS), que permitirá uma reflexão sobre as alternativas para os próximos 20 anos, refletindo nas expectativas favoráveis e desfavoráveis para aspectos como crescimento populacional; intensidade de geração de resíduos; mudança no perfil dos resíduos; incorporação de novos procedimentos; novas capacidades gerenciais na destinação correta dos resíduos urbanos.

Durante o Fórum, foram realizadas palestras envolvendo os secretários de Meio Ambiente das cidades participantes, bem como técnicos e especialistas do tema. As ações de Cabedelo foram apresentadas pelo assessor técnico da Semapa de Cabedelo, Marcelo Lima, que expôs as ações do município na área de gestão de resíduos sólidos dentre outras atividades

Também estiveram presentes ao evento o promotor do Meio Ambiente de João Pessoa José Farias de Souza Filho; o superintendente do Patrimônio da União Artur Navarro; o representante do ICMBio Joan Pereira, o advogado professor de direito ambiental e assessor jurídico da SEMAPA Talden Farias, o representante da Secretaria de Meio Ambiente de Bayeux Anderson Souza e os secretários de Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira; do Conde, Walber Farias; e de Lucena Carla Marcon.

Além deles, participaram do evento o vereador Edson da Ótica, representando a Câmara Municipal; o Gerente adjunto do Ferreira Costa,
Jadson Matias; e o chefe de gabinete da Semapa de Cabedelo, Gustavo Monteiro.

Compartilhar