Cabedelo sedia Simulado de acidente de trânsito com múltiplas vítimas

Ação faz parte do Maio Amarelo e mobilizou órgãos envolvidas no atendimento pré-hospitalar do Estado

Cabedelo foi palco, neste domingo (22), do VI Simulado Nacional SBAIT de Atendimento a Múltiplas Vítimas. A atividade aconteceu na Av. Mar Vermelho, em Intermares, e buscou treinar e capacitar as agências envolvidas no atendimento pré-hospitalar, bem como organizar o fluxo de atendimento pré e intra-hospitalar nas situações que envolvam múltiplas vítimas, chamando a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O simulado fez parte da prevenção de acidentes de trânsito e alusivo ao movimento Maio Amarelo, organizado pela Liga de Emergência e Trauma da Paraíba (LIET/PB). A escolha por Intermares levou em conta a área ampla e a possibilidade no pouso da aeronave na areia da praia.

A ação contou com a participação de várias entidades, a exemplo de Corpo de Bombeiros Militar, Samu, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Detran, Semob, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, entre outras.

“A Paraíba já foi palco de algumas ocorrências envolvendo múltiplas vítimas. Desta forma, os serviços de atendimento aos politraumatizados devem estar preparados para possíveis eventos súbitos que possam surgir nessa época, além de inúmeras situações de riscos que podem ser desencadeadas por forças de ordem natural (catástrofes) ou de ordem estrutural (desastres)”, explicou o secretário da Defesa Civil de Cabedelo, Gaston Neto.

O VI Simulado de Atendimento a Múltiplas Vítimas de Trauma encenou um acidente  envolvendo um ônibus e um automóveis e uma motocicleta, com 20 vítimas no total. Durante a ação, foram aferidos os tempos de resposta das equipes, tempo total de triagem, tempo total de atendimento na simulação. A ação buscou traçar um perfil panorâmico nacional de atendimento em situação que envolva múltiplas vítimas.

Esse Simulado de Múltiplas Vítimas, além de integrar uma série de atividades que já foram realizadas, também vem somar junto às atividades do Maio Amarelo que é o mês alusivo à prevenção de acidentes de trânsito. O evento é um treinamento específico que visa nos prevenir de casos futuros de sinistros que venham a acontecer em nosso município. Importante reafirmar que tudo é feito de forma planejada e coordenada e que, juntos, salvamos vidas.

“Esse Simulado de Múltiplas Vítimas, além de integrar uma série de atividades que já foram realizadas, também vem somar junto às atividades do Maio Amarelo, que é o mês alusivo à prevenção de acidentes de trânsito. O evento é um treinamento específico que busca nos prevenir de casos futuros de sinistros que venham a acontecer em nosso município. Importante reafirmar que tudo é feito de forma planejada e coordenada e que, juntos, salvamos vidas”, finalizou Gaston.

Compartilhar