Cabedelo sedia Workshop Internacional de Dança e Seleção para Intercâmbio Internacional

Ação visou promover a formação em dança para o corpo docente e discente da Cia Clássica Municipal e do Balé Popular

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Cultura (Secult), recebeu, no período de 18 a 20 de julho, o 1° Workshop Internacional de dança e a etapa estadual de seleção para intercâmbio internacional de dança.

O curso foi ministrado pelo Professor, Diretor e Coreógrafo da Marcelo’s Move Dance – Suíça, Marcelo Pereira, no Centro Cultural Mestre Benedito, e foi ofertado a turmas voltadas exclusivamente para alunos da Escola de Dança e, também, compostas pelo público em geral. Cerca de 30 pessoas, dentre corpo docente e bailarinos, estiveram envolvidas nas atividades.

O Workshop de dança Marcelo’s Moves Dance – School Exchange Program tem como objetivo a formação em dança para o corpo docente e discente da Cia Clássica Municipal e do Balé Popular de Cabedelo, com o intuito de contribuir para o ensino e o aperfeiçoamento da dança contemporânea no município.

O Workshop também proporcionou aos alunos da Escola Municipal de Dança de Cabedelo a oportunidade de concorrer a bolsas de intercâmbio artístico-cultural internacional na Suíça na etapa Paraíba.

“A iniciativa desse intercâmbio com o Marcelo segue na mesma linha que adotamos com o Conexão Teatro e Dança, que propõe a abertura de possibilidades no mercado de trabalho dentro do cenário da produção artística e, mais precisamente, no âmbito da arte da dança para os nossos bailarinos e profissionais do corpo docente da Escola de Dança de Cabedelo. Marcelo saiu de uma comunidade e tem uma vivência internacional que serve de espelho para os nossos bailarinos, para que eles possam observar as possibilidades que há na atuação profissional no universo da dança. E a ideia é que a gente possa chegar a ter cabedelenses selecionados nesses intercâmbios e que eles retornem à cidade com essa experiência. E, neste processo, foram envolvidas mais de 30 pessoas, com foco nos participantes do Balé Popular, da Companhia Clássica e do Balé Jovem, que são os 3 coletivos profissionais do programa preparatório da Escola de Dança”, ressaltou o secretário de Cultura, Igobergh Bernardo.

Natural de Pernambuco, o coreógrafo Marcelo Pereira é artista de renome internacional e, durante sua trajetória artística, já passou por várias companhias de dança nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Japão e Islândia. Ele mora no exterior há mais de 30 anos, é bailarino formado pela escola The Metropolitan Opera (Nova Iorque, EUA) e é diretor, professor e coreógrafo da Marcelo’s Move Dance na Suíça.

“Todos os anos venho ao Brasil nesse período, buscando ministrar cursos e montar coreografias para escolas e companhias. Nestes workshops que eu faço, seleciono bailarinos para um projeto que eu tenho na Suíça, que se chama ‘Exchange Dance Program’ com a missão de profissionalização. Nosso primeiro contato com a Secult se deu por meio do coordenador de projetos Rafael Luís, e agora estamos aqui e temos essa missão em Cabedelo. Minha expectativa é poder ter essa troca de conteúdo com a dança, promovendo o intercâmbio desta cidade com o mercado nacional e internacional. Aqui tem bastante talento e esse é um leque interessante para que eles possam acreditar mais e alcançar a dança em outro lugar do mundo. A experiência foi maravilhosa, pois trata-se de um processo onde eu não só ensino como também aprendo. Só tenho a agradecer a Prefeitura e a Secult”, concluiu Pereira.

Compartilhar