A Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio e o Sarampo começou nesta segunda-feira (6). Todas as Unidades de Saúde estarão envolvidas na ação, que busca imunizar crianças menores de 5 anos.A expectativa é que Cabedelo vacine 3.778 crianças.
Para esta campanha, a Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) já recebeu 4.550 doses da vacina contra Pólio e 1.900 contra Sarampo.
O dia D da campanha acontece no próximo dia 18, com a utilização de dois postos móveis de vacinação: um no Supermercado Assis, no Centro, e outro no Supermercado Litoral, em Intermares.
“Nós estamos seguindo as orientações do Ministério da Saúde e, de forma preventiva, realizando também outras ações, até por sermos uma cidade portuária e com grande fluxo de turistas. Já fizemos a vacinação dos funcionários do Porto e da rede hoteleira, criando uma barreira sanitária para impedir o avanço dessas doenças. Outro objetivo é melhorar o índice de cobertura que tem caído em todo o Brasil devido às campanhas negativas feitas na internet, que tem levado a muitos pais a não seguirem a rotina de vacinação dos filhos”, destacou o secretário de Saúde, Murilo Wagner Suassuna.
Parcerias – As Secretarias da Saúde e da Educação atuarão juntas na campanha de Vacinação contra o Sarampo. O acordo foi celebrado nesta quinta-feira (2), em uma reunião realizada no auditório da Seduc com os gestores de escolas e creches da rede municipal de ensino.
O objetivo do encontro foi mobilizar os gestores para que atuem junto aos pais dos alunos, conscientizando-os para a importância da imunização neste momento e, assim, reduzir os riscos de reintrodução do polivírus selvagem e dos vírus do sarampo, da rubéola e da caxumba.
Campanha – O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses, sendo necessários dois reforços com a vacina oral poliomielite (VOP) aos 15 meses e aos 4 anos de idade.
A imunização contra o sarampo é feito por meio da vacina tríplice viral, que protege também contra rubéola e caxumba. O esquema vacinal é de uma dose aos 12 meses, com um reforço aos 15 meses por meio da aplicação da tetraviral, que inclui a imunização contra varicela.
Quem deve ser vacinado – Contra a poliomelite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa “gotinha”.
Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.
Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.
“Já houve casos de sarampo no país, e na Venezuela, de onde estamos recebendo imigrantes, há casos de pólio; não podemos permitir a volta dessas doenças no ao Brasil”, pontuou a coordenadora da imunização na Sescab, Missânia Moreira.
Mais informações podem ser obtidas na Coordenação de Imunização da Sescab, pelo telefone (83) 3250.3228.3097.
Secom Cabedelo