Campeonato Amador de Embarcações Artesanais a Vela movimenta Cabedelo e incentiva atividade de pescadores locais e regionais  

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) promoveu a etapa inicial do Campeonato Amador de Embarcações Artesanais a Vela nesse domingo (6).

A competição é uma iniciativa do Projeto Velejar, do setor técnico da Secretaria de Meio Ambiente, Aquicultura e Pesca (Semapa), desenvolvido junto à Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel) e em parceria com Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos da Paraíba; Companhia Independente de Bombeiro Militar da Paraíba (CIBM-PB); Colônia dos Pescadores Z2; e Associação de Moradores de Camalaú.

O percurso realizado da Praia de Ponta (Colônia dos Pescadores Z2) até a Praia de Camboinha reuniu mais de 60 pescadores de todo o Estado em embarcação do tipo canoa ou jangada (Movida a Vela). Cada tripulação contava com, no mínimo, 3 pessoas, todas com registro de Pescador Artesanal ou Profissional.

O campeonato ainda acontece em outras etapas, a serem realizadas no rio Paraíba e nas praias de Cabedelo. A próxima está prevista para o mês de maio. O objetivo da iniciativa é promover atividades esportivas integradas a comunidade de pescadores locais. A disputa envolve uma premiação em dinheiro para os participantes em todas as etapas.

“O Projeto Velejar tem como foco a integração das comunidades pesqueiras tradicionais da cidade de Cabedelo e municípios vizinhos, através de competições amadoras de corrida a vela utilizando embarcações do tipo caico, canoas e jangadas. Além do incentivo à categoria de pescadores artesanais, visa a geração de impacto social e turístico relevante para o municipio”, destacou o  coordenador do projeto e assessor técnico de Pesca e Aquicultura da Semapa, Inocêncio Avelino Padilha.

O roteiro e a programação completa do campeonato podem ser conferidos no site do projeto: https://velejar.net-br.net/.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (83) 3228-0596.

 

.

 

Compartilhar