Caravana do Esporte leva atividades físicas, brincadeiras e diversão aos alunos da rede municipal de ensino

Edição do projeto aconteceu na Fortaleza de Santa Catarina e reuniu estudantes das escolas localizadas no centro da cidade

Esporte, recreação, lazer e música. Com esses ingredientes, a Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) promoveu, nesta sexta-feira (26), uma manhã de práticas esportivas e atividades lúdicas para alunos da rede municipal de ensino.

A ação, que teve como palco a Fortaleza de Santa Catarina, reuniu cerca de 240 alunos de 10 escolas, localizadas próximas ao Centro da cidade. Ela faz parte do projeto Caravana do Esporte, lançado ano passado, que tem por finalidade incentivar a prática e fomentar as modalidades esportivas nas escolas e nos bairros.

“Primeiramente é importante é destacar a participação ativa dos alunos e o empenho dos profissionais, desde a coordenação até os professores que mobilizam e animam o alunado. A Caravana, em sua essência, é uma ação ampla que visa estimular a prática do esporte. Ela é direcionada a toda a população, mas tem um foco especifico nos alunos da rede  municipal de ensino. É a partir deles que visamos promover a atividade física, o conhecimento e o interesse pelas modalidades esportivas e a prática. É um investimento em qualidade de vida no presente e, quem, sabe o despertar para a prática esportiva pela vida afora”, declarou o secretário dos esportes, Maurício Vicente dos Santos.

Os participantes da Caravana tiveram acesso a espaços preparados para as práticas de vôlei, handebol, futebol, futevôlei, circuito funcional para crianças e recreação ativa (baleado). A animação ficou por conta de musica eletrônica. O evento teve apoio da Secretaria de Saúde (Sescab), da Guarda Metropolitana e dos Transportes.

“As politicas públicas voltadas para o esporte são uma das preocupações da atual gestão, justamente para conseguir com que o aluno venha a desenvolver uma prática esportiva, o que é muito bom para a vida. Um dos objetivos da Caravana é justamente disponibilizar, ofertar para o alunado a atividade esportiva em que ele se identifica e, a partir desse impulso, que ele comece a praticar em sua vida diária”, destacou o secretário adjunto dos esportes e coordenador do evento, Nialisson Batista.

Prática esportiva – A Caravana do Esporte é uma iniciativa da Sejel que visa incentivar as atividades esportivas entre a população, bem como promover a prática esportiva nas escolas, numa espécie de suporte para os professores.

“Temos observado uma grande evasão nas aulas de educação física, por falta de espaço físico e outras questões, e a Caravana se dispõe a prestar suporte para os professores e, de certa forma, reinventar o esporte no município, fazendo com que a criança escolha o esporte em que tem mais aptidão. Ele visa auxiliar no ensino, na didática e no desenvolvimento de uma disciplina”, finalizou Nialisson.

Compartilhar