Caravana do Papai Noel abre Natal Mágico em Cabedelo e leva diversão e esperança a crianças de diversos bairros pela cidade

Programação acontece até o dia 23 com Desfile, Vila Natalina e apresentações artística

O brilho e o encanto do Natal tomaram as ruas de Cabedelo nesta segunda-feira (20) com a abertura da programação natalina. O bom velhinho, juntamente com a Bandinha de Natal e personagens temáticos, percorreu os bairros de Salinas, Renascer, Jacaré e Recanto do Poço em seu ônibus encantado, espalhando sua mensagem de esperança e amor!

O Natal Mágico de Cabedelo acontece até o dia 23, com uma programação diversificada. Nesta terça-feira (21), a Caravana do Noel segue espalhando muito alegria, a partir das 19h, dessa vez pelos bairros de Jardim Jericó, Camboinha, Manguinhos, Camalaú, Monte Castelo, Ponta de Matos, Miramar, Santa Catarina e Centro.

Por conta da pandemia do Covid-19, desde o ano passado, o Natal Mágico passou a contar com evento itinerantes e remotos, como forma de manter a segurança de todos, mas sem deixar de levar a esperança do Papai Noel a todos os recantos da cidade.

“A terceira edição do Natal Mágico só vem consolidar mais um grande evento do calendário de eventos do município. Esse projeto tem como essência principal a democratização das festividades natalinas para toda população, levando uma mensagem de paz, amor e esperança para toda a cidade, incluindo também as comunidades mais periféricas. Além dos espetáculos já tradicionais envolvendo teatro e música, teremos mais atividades envolvidas na programação, assim como o artesanato e a gastronomia local. E um dos grandes diferenciais deste ano é a distribuição de mais de 2 mil presentes que estão fazendo a festa da criançada por onde a caravana passa”, destacou o secretário de Cultura de Cabedelo, Igobergh Bernardo.

As crianças esperavam ansiosamente para ver de perto o bom velhinho e sua caravana e, a cada presente recebido, vibravam de alegria com a surpresa de Natal antecipada.

No bairro Salinas Ribamar, as pessoas que acompanharam a chegada da caravana pareciam não acreditar.

“A cada ano fica melhor. Aqui nunca teve essa distribuição de presentes tão animada assim. As crianças daqui são muito carentes e essa surpresa deixou todo mundo feliz”, afirmou  Laise Silva, mãe da pequenina Layane de 1 ano, que presenciava tudo com os olhinhos brilhando em seu colo.

Em cada bairro que passava a caravana ia arrastando mais crianças nas calçadas e esquinas. A estudante Maria Luiza Santos, de 8 aninhos, moradora do Renascer II, disse que chamou sua mãe e que as duas correram muito atrás da caravana: “Valeu a pena porque eu ganhei uma linda boneca. E ainda ficamos na praça cantando com o Papai Noel. A caravana estava linda”.

Quando a caravana passou no bairro do Jacaré, a festa também foi grande. Andressa Morais, mãe de Antony de 3 anos elogiou a qualidade dos presentes: “Meu filho ficou feliz com o carrinho que ganhou. Foi um bom presente. Isso tudo é muito legal”, finalizou.

 

Programação – O Natal está realmente mágico em Cabedelo! A Praça Getúlio ganhou uma ornamentação temática, com LED, corredores iluminados, arvores natalinas, presépio, casa de papai Noel e a criação de uma vila natalina para comercialização de produtos dos empreendedores locais, com o objetivo de fortalecer o pertencimento e o desenvolvimento econômico local.

Até o dia 23, o Casarão do Padre – Espaço Criativo receberá a edição 2021 da Vila Natalina. No espaço do Terraço de Cultura está montado um presépio natalino, espaço instagramável e stand para comercialização de produtos artesanais e gastronômicos. O local fica aberto para visitação sempre das 18h às 22h. Na Vila, também acontece a Feira Natalina com exposição e venda de produtos artesanais locais, organizada pelo projeto Ondinas, Rede Criativa Cabedelo e Mulheres Empreendedoras.

Além da Vila, a decoração preparada pela Secult também reserva a Casa do Papai Noel, que fica na Praça Getúlio Vargas durante toda a programação do Natal Mágico.

O Desfile Natalino acontece no dia 22 de dezembro, com a sempre esperada chegada do Papai Noel à praça Getúlio Vargas, a partir das 19h. O desfile será composto pelo Papai Noel, juntamente com bandinha natalina, personagens do Espetáculo O Mundo Mágico do Natal, bailarinos do Espetáculo Suíte do Ballet Quebra Nozes e a participação especial do Mickey e Minnie natalino.  O Percurso vai partir da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus até o largo da Praça Getúlio Vargas, onde o palco estará montado para as apresentações da noite.

As apresentações artísticas vão acontecer nos dias 22 e 23 de dezembro, no palco montado na Praça Getúlio Vargas, a partir das 19h. Por lá, o público vai poder conferir o espetáculo do Balé Municipal “A suíte Quebra Nozes”. O enredo conta a história de uma garota (Clara), que no dia de Natal ganha de presente um boneco-Quebra Nozes, que no decorrer da história transforma-se em humano e, juntos, vivem uma longa e mágica aventura.

Além do Balé, quem também se apresenta na Praça Getúlio Vargas é o espetáculo de teatro O Mundo Mágico do Natal, da Cia de Teatro Art’culados In Cena. Escrito e montado pela primeira vez em 2012, o Espetáculo faz com que os atores e o seu público façam uma viagem ao mundo imaginário do Natal. Unindo magia, tradição, brincadeiras e músicas específicas desse período, a narrativa tem aproximadamente 50 minutos e é encenada pelos “fazedores dessa festa”: O duende, o Carinhoso e o Risonho. Três ajudantes do bom velhinho que ficam encarregados de fazer desse natal, uma data inesquecível, trazendo uma mensagem de Paz, amor e Esperança para todos que fazem e assistem, bem como despertando o interesse na nova geração em conhecer o real significado dos símbolos, tradições e representação desta data.

 

Compartilhar