Centro de Especialidades Odontológicas de Cabedelo realiza evento em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio

Durante todo o mês, os serviços de saúde do município estarão engajadas na campanha, promovendo conscientização e esclarecimentos sobre o tema

Promover a valorização da vida, por meio de orientações e apoio psicossocial. Este é o objetivo que motivou o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Cabedelo a promover, nesta quarta-feira (14), uma palestra para compartilhar informações sobre a temática e promover a conscientização sobre a importância da atenção e da preservação da vida.

A ação, uma parceria do serviço com o Centro de Atenção Psicossocial I (Caps I), foi direcionado aos usuários que aguardavam atendimento na sala de espera do serviço e  teve como tema “A vida é a melhor escolha!”, lema da campanha deste ano. A roda de conversa foi dirigida pela psicóloga Verônica Pereira, pela educadora social Fábia Vanessa e pelo farmacêutico Murilo Brito.

A coordenadora do CEO, Rayssa Nunes, falou da importância dessa realização, uma vez que o suicídio é um problema grave de saúde pública.

“Quando entendemos que esse ato é uma realidade e que pode afetar pessoas à nossa volta, fica mais claro que é fundamental conversarmos a respeito. É preciso estarmos atentos para identificar, caso tenhamos alguém próximo cogitando tirar a própria vida para ajudá-la, ouvindo sem julgamentos, demonstrando empatia e, principalmente, levando ao psiquiatra para orientar como ajudar melhor essa pessoa e salvá-la”, disse.

Mobilização do sistema – Durante todo este mês, a Secretaria de Saúde do município mobiliza os serviços de saúde para explorar o tema e realizar ações junto aos usuários do sistema. As ações envolvem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o Hospital Municipal e Maternidade Padre Alfredo Barbosa (HMMPB), assim como outras unidades do sistema.

Na Unidades Básicas de Saúde serão realizadas ações de sala de espera, rodas de conversa, orientações, atividades recreativas, distribuição de material informativo e produtos de higiene oral, exibição de filmes temáticos e palestras com escolares, além de atividades voltadas aos médicos reforçando as intervenções a serem feitas com os pacientes. No Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa também serão desenvolvidas ações para funcionários e pacientes.

A campanha será encerrada no dia 29, com evento no Cabedelo Clube, onde será realizada a palestra “Saúde Mental X Impacto da Pandemia”, voltada aos profissionais do município.

Compartilhar