Centro Municipal de Fisioterapia de Cabedelo promove palestra alusiva ao Outubro Rosa

O Centro Municipal de Fisioterapia (Cemfisio) realizou, nesta quarta-feira (26), uma palestra para os usuários do serviço, dentre eles, pacientes de pós mastectomia em tratamento fisioterapêutico.

A palestra, que fez parte da programação do Outubro Rosa, teve por tema “Venci o câncer”, e foi ministrada por Tânia Castelliano, presidente fundadora da Academia Cabedelense de Ciências, Artes e Letras (ACCAL – Litorânea).

Segundo Juliana Muniz, diretora geral do Cemfisio, a mobilização feita no Outubro Rosa é de grande importância para a conscientização das mulheres para a prevenção do câncer de mama.

“A realização desse evento foi para conscientizar acerca da importância do autocuidado, da prevenção ao câncer de mama e do diagnóstico precoce. Aqui nessa unidade de saúde ofertamos tratamento especializado para pacientes acometidos de câncer de mama no pós operatório de mastectomia e, dentro desse contexto, nossa finalidade é o de acolher e orientar os pacientes oncológicos para a importância da fisioterapia de reabilitação do movimento e preparo para prosseguimento do tratamento oncológico”, destacou.

Para Tânia Castelliano, que já enfrentou o câncer de mama, a fé e a força para viver a ajudaram a vencer os momentos difíceis que vivenciou enquanto lutava contra a doença.

“Venci o câncer através da fé, com força e persistência, pois nunca quis me sentir inútil. Segui trabalhando para manter minha mente ocupada e consegui vencer a morte”, finalizou.

Compartilhar