Cerca de 550 alunos da rede municipal de ensino passam por simulado de avaliação institucional

A Secretaria de Educação (Seduc) realizou, nesta quinta-feira (19), na Escola Paulino Siqueira, o lançamento do I Simulado Institucional do Sistema do Ensino de Cabedelo. A iniciativa é uma forma de avaliar o desempenho acadêmico dos alunos matriculados nas escolas da rede municipal de ensino.

Além da Paulino Siqueira, mais 9 unidades de ensino participarão do simulado. Cerca de 550 alunos do 9º ano e do Ciclo IV da Educação de Jovens e Adultos (EJA) se submeterão a avaliação, através de provas padronizadas, compreendendo todas as disciplinas e conteúdos trabalhados em sala de aula.

“O simulado serve para a educação de Cabedelo mais como um norte do que como uma avaliação propriamente dita. A partir dele é que vamos ter condição de mensurar os nossos referenciais de qualidade e buscar a melhoria deles, e os alunos incorporaram esse processo. O mais importante, porém, nesse primeiro momento, é ver que os estudante compreenderam a necessidade de serem avaliados institucionalmente, para que eles possam melhorar e, de certa forma, estar mais preparados para os processos de avaliação que vão ter ao longo da vida”, declarou a secretária de Educação, Priscila Dias.

O I Simulado Institucional é uma propositura da equipe de professores coordenadores de área, em parceria com a coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental II e da Coordenação da EJA, e tem como objetivo proporcionar novas experiências no campo das aprendizagens para os alunos da rede municipal.

“Esse é um momento histórico em que os educadores tiveram a condição de construir um processo avaliativo dos nossos alunos, considerando a sua realidade, contextualizando o conteúdo de acordo com o processo de aprendizagem. O intuito é que eles tenham uma experiência que possa embasá-los para as próximas avaliações, e já se inserindo no mercado de trabalho e em outro estágio acadêmico”, completou Priscila.

Para o coordenador do I Simulado, professor João Condado, a proposta para realização da primeira avaliação acadêmica da rede municipal surgiu da observação de processos similares aplicados nacionalmente, e foi amplamente discutida com os professores. A aplicação do simulado, disse ele, “constitui, nesse momento, uma experiência rica e importante para o planejamento escolar da rede”.

“Ela é necessária para que possamos instalar um processo de avaliação de nosso planejamento, ou seja, vamos poder reavaliar tudo que planejamos e já planejar o próximo ano. Essa é a função do simulado. É o primeiro que realizamos na rede de Cabedelo e, através dele, vamos ter a visão ampla do que o aluno está aprendendo e, assim, poder elaborar estratégias que ele possa melhorar essa aprendizagem. Nossa intenção é, já no próximo ano, ampliar o processo e atingir alunos de todas as séries”, finalizou.

Secom Cabedelo

Compartilhar