Chá Dançante celebra chegada da Primavera e exalta Dia Nacional do Idoso

Evento aconteceu nesta quinta-feira, na Fortaleza de Santa Catarina, e contou com presença surpresa de cadetes da Polícia Militar

Um momento de confraternização, alegria e surpresas agradáveis. Foi assim a 2ª edição do Chá Dançante da Primavera, promovido pela Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) nesta quinta-feira (26). O evento reuniu cerca de 200 idosos assistidos pelos programas municipais e marcou as comemorações ao Dia Nacional do Idoso (1º de outubro) e também a chegada da estação da primavera.

Para receber os ilustres convidados, o histórico cenário da Fortaleza de Santa Catarina cobriu-se de flores dispostas em uma superestrutura coberta, com direito a palco, de frente sonorização e iluminação especial. A banda Tentáculos animou a festa com hits que marcaram época, fazendo os idosos interagirem, conversarem e dançarem muito.

“Esse evento está se consolidando no nosso calendário, pois é o segundo ano e já se percebe a grandeza pela estrutura que foi montada e porque faz com que a Terceira Idade seja prestigiada. É muito bom ver a alegria de todos, e comprovar que o corpo pode até envelhecer, mas o espírito deles é de jovens. Eles estão felizes, curtindo as músicas da sua época, dançando… Não ficou ninguém parado! Está de parabéns a Semas por esse olhar diferenciado, dando empoderamento para essa turma” , comentou o vice-prefeito Aguinaldo Silva

O ápice da festa ficou por conta da participação de 30 cadetes da corporação da Polícia Militar da Paraíba, homens e mulheres, que chegaram de surpresa e interagiram com os idosos, tirando-os para dançar no salão ao som da banda musical. Entusiasmada, a secretária de assistência Social, Cynthia Cordeiro, comentou sobre a realização do evento.

“Este é mais um momento para ficar marcado no coração e na mente das pessoas que são atendidas pelos programas e serviços sociais da Semas, em especial os nossos idosos. Foi tudo feito com muito zelo e carinho, assim como todos os eventos desta gestão municipal. A intenção foi mesmo trazer alegria, fazê-los dançar, se confraternizarem, para marcar passagens tão importantes como a chegada da primavera e o Dia Nacional do Idoso”.

Alegria contagiante – A satisfação era visível no olhar de cada idoso que participou do evento e teve a oportunidade de confraternizar, dançar e brincar. Dona Marlene Elisiário, de 77 anos, moradora do Centro, participa do CCI do Ipsemc há alguns anos. Ela foi uma das que mais dançou na festa.

“Eu adoro isso. Nós já dançamos muito lá no Ipsemc e em um evento desses estamos ‘botando pra quebrar’.  A dança me traz muitos benefícios, pois tenho artrite, artrose e várias outras coisas de idoso, mas isso não me faz parar. E também amei dançar com os cadetes… Isso é inédito aqui.  Temos que ter sempre eventos como esse. A Prefeitura está de parabéns”.

Animação e emoção também não faltaram para dona Geraldina Gomes, de 73 anos, que, mesmo sendo cadeirante, contagiava com sua alegria.

“É maravilhoso, ano passado também teve. Eu não estou tão bem esse ano porque estou de cadeira de rodas, mas o evento é maravilhoso, estou gostando. O clima é muito bom, estou com minhas colegas, amo muito estar com elas. Um evento como esse é muito bom para esquecer as tristezas da vida, para sair um pouco, pois eu vivo dentro de casa em cima de uma cama. Mas eu estou viva e é o que importa”.

Além das atividades socioeducativas, de lazer, físicas, oficinas de artesanato, costura e dança, ofertadas tanto pela Semas – através dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – quanto pelo Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI), do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cabedelo (Ipsemc), os idosos participam mensalmente das ações de Assistência e Cidadania ofertadas pela Prefeitura.

Dia Nacional da Pessoa Idosa – Até o ano de 2006, esta data era celebrada no dia 27 de setembro, porém, em razão da criação do Estatuto do Idoso, em 1º de outubro, o Dia do Idoso foi transferido para esta data, de acordo com a lei 11.433, de 28 de dezembro de 2006.

 

Compartilhar