Comissão Intersetorial realiza lançamento da plataforma AVA, de cursos preparatórios para as ações do Selo Unicef em Cabedelo

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou, nesta segunda-feira (22), o lançamento dos cursos da plataforma AVA.

A ação aconteceu durante reunião com profissionais da Educação Infantil, como gestores, supervisores, representantes do programa Educar para Crescer -, representantes do programa Criança Feliz, dentre outros, e atores da Comissão Pró-selo Unicef.

O AVA é a plataforma de cursos a distância do Unicef Brasil. Nela, serão encontrados os cursos referentes aos 7 Resultados Sistêmicos e ao Eixo de Gestão por Resultados e Participação Cidadão. Todos os cursos desenvolvidos visam unir teoria e prática e fornecer as principais ferramentas para que os profissionais, ao concluírem os cursos, tenham o conhecimento e habilidade necessárias para implementar as ações de sua responsabilidade.

“Todos os atores que estão na condução do trabalho com crianças e adolescentes precisam conhecer e se capacitar para entender um pouco da política que direciona os direitos fundamentais. A oportunidade de ter esse conhecimento específico se torna mais acessível, haja vista que, pela primeira vez, em meio a tantas edições do selo, surge uma plataforma com conteúdos diversos com uma linguagem clara que oportuniza a aprendizagem e a capacitação dentro dessa grande rede de garantias de direitos das crianças e adolescentes. Cabedelo, dentro desse contexto, realiza esse chamamento para os profissionais que lidam com esses atores visando sempre a qualidade dos serviços que são oferecidos para comunidade, declarou a Articuladora Selo Unicef em Cabedelo, Nadja Araújo.

Cursos –  Os cursos fornecidos pelo Selo Unicef procuram responder às demandas de profissionais de diferentes áreas, fomentando sempre a intersetorialidade, no intuito de fortalecer a política pública do município em todos os setores. Todos os cursos possuem um público direcionado e um prazo específico para serem encerrados, além de conceder uma certificação validada pelo Unicef-Brasil.

Os conteúdos a serem disponibilizados pela Plataforma compreendem os resultados relativos à educação básica, saúde e proteção social às crianças e suas famílias. O primeiro deles se refere ao Desenvolvimento infantil na primeira infância, que visa garantir serviços básicos de qualidade ofertados desde a concepção até os 6 anos; o segundo, à garantia da Educação de qualidade para todos, por meio do acesso de todas as crianças à escola, nela permanecendo e tendo sucesso em sua trajetória escolar, estando protegidas contra todas as formas de violência.

O terceiro curso se refere ao que prevê o Resultado Sistêmico 6 – Prevenção e resposta às violências contra crianças e adolescentes, e visa promover a implementação da Lei nº 13431/2017 e Decreto nº 9603/2018 nos municípios de forma integrada entre saúde, educação, assistência social, conselhos tutelares, Sistema de Justiça e Segurança Pública, com ações de prevenção realizadas, mecanismos de coordenação estabelecidos e fluxo de atendimento e protocolo único criados para qualificar a atenção aos casos de violência contra crianças e adolescentes.

O último curso, referente ao Resultado Sistêmico 7 – Proteção social e atenção integral para famílias vulneráveis via serviços intersetoriais,  visa garantir que programas e políticas de assistência social para famílias vulneráveis estejam funcionando no município, com forte articulação intersetorial com educação, saúde e proteção social especial.

Compartilhar