Comunidade cristã de Cabedelo celebra o dia de São Pedro com a tradicional procissão naval

Padroeiro dos Pescadores ainda foi homenageado com missa e comemoração festiva com a participação de centenas de devotos

A Colônia de Pescadores Z-2 de Cabedelo realizou, na tarde deste sábado (29), a tradicional Procissão Naval em homenagem a São Pedro. O evento, que está em sua 94ª edição, contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) – por meio da secretarias de Meio Ambiente Pesca e Aquicultura (Semapa) e Mobilidade Urbana (Semob) – e já faz parte do Calendário Turístico da cidade portuária.

O apoio logístico fornecido pela PMC incluiu a cessão de carro para o transporte do andor, estrutura de tendas com iluminação e sonorização montadas em frente à Colônia, além do controle do tráfego durante o percurso pelas ruas.

O prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo, participou da procissão naval e ajudou na condução da imagem de São Pedro durante a caminhada pelas ruas da cidade. Na oportunidade, o gestor demonstrou muita felicidade em estar com os populares no evento.

“Eu fico muito feliz de poder participar desse ato de fé e de poder ajudar com o apoio logístico do poder público. Nossa vontade é que nos próximos anos a gente possa estruturar e fortalecer ainda mais essa manifestação religiosa do dia de São Pedro, dando a oportunidade para que mais fiéis possam participar da barqueata, além de ceder uma estrutura ampliada para celebração dessa missa tão importante”, destaco.

A programação teve início às 8h, com a apresentação do andor, na Colônia dos Pescadores. Em seguida, às 9h, a imagem de São Pedro seguiu em carreata até à Praia de Jacaré, onde foram conduzidas atividades religiosas pelo padre José Ronaldo daquela comunidade. Às 15h, a imagem retornou para Cabedelo, e, após um percurso naval de aproximadamente uma hora pelo Rio Paraíba, a barqueata aportou no Terminal Pesqueiro, e foi recebida pelo padre Carlos Maurício, da matriz do Sagrado Coração de Jesus, de onde seguiu em procissão em terra rumo à Colônia dos Pescadores no bairro Ponta de Matos, onde foi celebrada uma missa.

Os pescadores e fiéis contam que essa tradição tem 94 anos. E fazia mais de 10 anos que a santa missa não era celebrada na colônia. O padre Carlos falou com satisfação da tradição cristã em devoção a São Pedro e agradeceu o apoio da PMC.

“Por ter sido pescador, tudo que está relacionado com o mar e com a pesca tem uma forte ligação com Pedro e com o nosso povo. Depois, Jesus Cristo o transformou pescador de homens, tornando-o um grande apóstolo. De um lado estava a sua profissão e do outro a missão de fé que lhe foi confiada, e nele foi instituída a nossa igreja, quando lhe foi dito ‘Pedro, tu és pedra e sobre esta pedra eu edificarei a minha igreja’. Cabedelo, que tem 5 paróquias, está em festa. Tivemos a participação do padre Ronaldo em Jacaré e, aqui na Matriz, eu fico muito feliz e ansioso vivendo esse momento. Queria agradecer a presença dos serviços da Prefeitura, pois o nosso povo precisa de segurança nos eventos que realizamos, e nós recorremos à Prefeitura que tem nos atendido sempre”, destacou o padre.

Após a celebração, o presidente da Colônia dos Pescadores Z-2, Carlos Alberto Marcolino (Kalula), se pronunciou com muita emoção.

“Essa foi meu primeiro dia de São Pedro como presidente da Colônia e, graças a Deus, deu tudo certo! Queria agradecer todo o apoio da Prefeitura, também ao Padre Carlos e toda comunidade religiosa por terem trazido essa missa de volta ànossa comunidade. Agradeço também aos pescadores que zelam pela nossa Colônia e dizer a eles que estarei cuidando dos interesses profissionais e sociais deles com muita dedicação”.

Os fiéis que acompanham as manifestações em torno de São Pedro também destacam outras características da devoção ao santo. Josimar Souza, um dos líderes da Juventude religiosa da paróquia local, explicou sobre o aspecto da abnegação do santo.

“Pedro tem também importância do ‘deixar tudo’ para seguir Deus. Ele abandonou tudo pela fé, para seguir o Mestre Jesus. Então nós também, na vida de casado, de religioso e no papel de cidadão, podemos seguir a Jesus e tê-lo como modelo, e Pedro é esse modelo de seguidor fiel de Jesus Cristo”, concluiu o jovem devoto.

Compartilhar