Conexão Teatro e Dança de Cabedelo apresenta novo espetáculo do Balé Popular nesta sexta-feira (29) na Praça Getúlio Vargas

Programação também vai contar com apresentações dos coletivos Jazz e Cia e Arretado Produções Artísticas

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da da Secretaria de Cultura (Secult), promove, nesta sexta-feira (29), mais um ciclo de atividades do projeto Conexão Teatro e Dança.

A edição acontece no largo da praça Getúlio Vargas, a partir das 19h30. O espaço se transformará em um grande teatro a céu aberto e o público presente poderá prestigiar a apresentação de espetáculos de teatro e dança que envolverão mais de 50 profissionais, entre atores e bailarinos.

A programação vai contar com apresentações do Balé Popular de Cabedelo, que estará estreando o espetáculo “Em torno do sol”;  da peça “Cruella,” da Jazz e Cia; e do espetáculo “Trocam-se histórias por brincadeiras”, da Arretado Produções Artísticas

Até o mês de maio, o projeto Conexão Teatro e Dança Cabedelo vai promover atividades envolvendo apresentações, oficinas e cursos. A iniciativa busca, acima de tudo, promover a união entre a arte da Dança e a arte do Teatro na cidade, estimulando e valorizando a história dessas manifestações no município e reconhecendo-as como elementos importantes para a formação artística e para o desenvolvimento social da região.

Resumo das apresentações – O novo espetáculo do Balé Popular de Cabedelo retratará coreograficamente, através da interação da dança contemporânea e da Dança popular, a importância simbólica do sol e de como ele interfere diretamente no cotidiano da cidade de. Destacando-o desde a contemplação do nascer do sol nas belas praias, cheias de coqueiros, com águas quentes e com o mar calmo, até o pôr do sol na praia fluvial do Jacaré.

Diante disso a poesia cênica do espetáculo buscará retratar a relação do sol com os moradores, na Identidade local e sua influência na atividade turística da cidade. Trazendo a cena a representação de símbolos que ressaltem Cabedelo como uma cidade portuária, evidenciando as belas praias, a Produção artesanal, as manifestações populares (o coco de roda, a ciranda de roda, os carnavais), a sua forte tradição da pesca artesanal e aos passeios náuticos.

Já o grupo Arretado produções artísticas JP/PB apresentará o espetáculo “Trocam-se histórias por brincadeiras”, que busca resgatar as raízes da cultura popular, a memória do circo e preservar a contação de histórias. O espetáculo transporta crianças, jovens e adultos para o mundo do circo, do faz de conta, da brincadeira e magia e feitiço da contação de histórias. O roteiro gira e torno dos personagens Dengoso, um palhaço que já não tem mais circo, e seu sobrinho Pitoco, um garoto músico e brincalhão. Os dois vivem pelo mundo a brincar e contar histórias do universo da cultura popular para as pessoas, em especial as crianças, exatamente como fez a vida toda nos circos por onde trabalhou.

Eles andavam de cidade em cidade, rua por rua, palco por palco, ou mesmo escola por escola, trocando suas brincadeiras por quem queira contar uma história pra eles, multiplicando suas histórias, interagindo com as pessoas e permitindo a troca de saberes entre o público. Já idoso, o Dengoso faz qualquer negócio para quem queira, contar um causo, narrar um conto, uma fábula ou mesmo um pedaço de sua vida. É nesta troca de verdades, seja ela uma brincadeira, seja uma contação de histórias que a narrativa do espetáculo acontece. Por sua vez, Pitoco ajuda nesta construção interativa, dinâmica e lúdica, com música ao vivo, da cultura popular, deixando crianças, jovens e adultos a viverem no mundo da fantasia.

Por fim, o espaço de artes Jaz&Cia JP/PB, vai apresentar ao público a peça “Cruella”, baseada no filme da Disney. O espetáculo conta a história de uma jovem vigarista chamada Estella. Inteligente, criativa e determinada a se tornar uma estilista conhecida, ela acaba chamando a atenção da baronesa Von Hellman, uma lenda fashion que é devastadoramente chique e assustadora. Mas o relacionamento delas desencadeia uma série de eventos e revelações que farão com que Estella abrace seu lado rebelde e se torne definitivamente Cruella, uma pessoa má, elegante e voltada para a vingança.

Compartilhar