Conselho Municipal de Saúde realiza reunião e delibera ações e planejamento do órgão

O Conselho Municipal de Saúde de Cabedelo (CMS) realizou, nessa terça-feira (26), a sua 227° Reunião Ordinária. O encontro aconteceu no auditório da sede da Prefeitura Municipal de Cabedelo.

Na ocasião foi realizada uma eleição para a recomposição da Mesa Diretora do Conselho e a aprovação do Calendário anual de reuniões ordinárias do CMS. Também foram apresentadas e entregues as portarias dos novos conselheiros representantes do segmento dos trabalhadores em saúde eleitos na plenária do dia 29/12/2020; e a apresentação e deliberação do relatório do 2° quadrimestre da Secretaria Municipal de Saúde de Cabedelo; além da formação da Comissão para organização do processo eleitoral do CMS referente ao triênio 2022 a 2024.

A apresentação do relatório referente ao 2° quadrimestre ainda não havia sido feita porque o CMS estava, desde o ano passado, com a composição incompleta, o que impossibilitava a realização de reuniões. Agora, diante dessa recomposição, foi feita a apresentação do relatório do 2° quadrimestre e, agendado o encaminhamento do 3° relatório para a apreciação do conselho no dia 26 de fevereiro.

O relatório da saúde apresentado quadrimestralmente conta com dados referentes à execução financeira, rede de serviços do município, produção executada pelos serviços nesse período, indicadores e, excepcionalmente em 2020, os recursos, despesas, receitas e ações relacionadas ao enfrentamento da Covid-19.

O CMS é um órgão colegiado de caráter permanente e deliberativo, integrante da estrutura da Secretaria Municipal de Saúde, composto por representantes do governo municipal, dos prestadores de serviço do SUS, dos trabalhadores de saúde e dos usuários do SUS, com o objetivo de estabelecer estratégias e diretrizes em saúde, fiscalizar e apoiar ações, dentre outras.

 

Compartilhar