Crianças assistidas pelo Hospital Municipal recebem visita do projeto Valor do Sorriso

Iniciativa levou alegria, brincadeiras e kits de higiene às crianças hospitalizadas

Crianças assistidas pelo Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa (HMMPAB) tiveram uma tarde diferente nesta sexta-feira (31). Elas foram surpreendidas pela caravana do projeto ‘Valor do Sorriso’, que levou muita alegria, diversão, brincadeiras, esperança e brindes.

Com a presença da primeira-dama Daniela Ronconi, o projeto, que tem como madrinha a professora Tânia Castelliano, levou sorrisos para cerca de 30 crianças que estão hospitalizadas nas alas de Pediatria e Urgência.

A caravana – que tem como tema a música “Motivos pra sorrir”, da cantora Nani Azevedo –  é formada por voluntários e por funcionários do HMMPAB. Na visita desta sexta-feira, ela percorreu as alas dos Hospital e mostrou o poder da alegria no tratamento clínico.

“Esse projeto é muito importante e só ratifica ainda mais a visão de um tratamento humanizado aos usuários da Saúde, já característico da atual gestão municipal. Isso quebra o clima frio existente num hospital, proporcionando mais alegria. Estudos comprovam que pacientes e enfermos que são bem tratados em um ambiente mais agradável e mais alegre, tendem a se recuperar mais rápido. É um grande desejo do prefeito Vitor Hugo que essa visão de um atendimento público com qualidade e alegria se estenda aos demais serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal de Cabedelo”, ressaltou a primeira dama.

A madrinha do projeto, Tânia Castelliano, demonstrou muito entusiasmo com a realização do projeto e se emocionou em alguns momentos da visita.

“A importância do Valor do Sorriso é a sensibilização do ser humano. O hospital recebe os pacientes e, como o próprio nome diz, nós temos que ter muita paciência e amor com eles. A ideia surgiu de visitas que eu já tinha feito em diversas ocasiões e dos fatos que já presenciei. As pessoas necessitam muitas vezes de abraço, do carinho e do toque. E a nossa ação leva um pouco disso tudo com muita alegria para os usuários e seus acompanhantes que também compartilham conosco da palavra de Deus. Eles precisam saber que estamos acolhendo a todos com muita vontade e amor. Os que participam do projeto são todos voluntário. Os materiais e lanches que são ofertados e são oriundos de doação e não geram despesa alguma para o poder público. Isso tudo é bem original e, conhecendo Vitor Hugo como eu conheço, sabendo o quanto ele se preocupa em dar mais dignidade às pessoas, principalmente aos mais carentes, ele deve estar feliz com essa realização”, destacou a professora Tânia, mãe do prefeito Vitor Hugo.

Os usuários atendidos pelo Hospital aprovaram a iniciativa. Adélia Maria Alves, moradora do Centro, acabou de dar à luz à Maria Vitória, sua terceira filha. E ficou encantada com a visita da equipe e, em especial, da primeira dama e da mãe do prefeito.

“Eu já estava adorando o atendimento no Hospital, que foi maravilhoso, e a equipe que acompanhou meu parto foi excelente também. Mas hoje fui surpreendida com a visita da primeira dama, que foi muito educada, e dona Tânia, que já tinha passado aqui algumas vezes, muito atenciosa. Esse tipo de ação não acontecia antes em Cabedelo”, declarou Adélia.

O casal Francinaldo Dos Santos e Lucivanda, moradores do Renascer II, estão com dois filhos sendo atendidos na pediatria e também receberam um pouco da alegria emanada pelo projeto.

“Eu acho isso uma boa ideia, ajuda aos pacientes, às crianças…Elas ficam mais felizes, né? E o atendimento aqui está ótimo”, afirmou Francinaldo.

Conte Comigo – Além do Valor do Sorriso, o Hospital vai receber, em breve, outro projeto, o Conte Comigo, que vai oferecer apoio às gestantes que não passaram pelo tratamento pré-natal e estão em vulnerabilidade social, com doação de enxovais, roupas e materiais de higiene, além de toda assistência na hora e depois do parto.

A diretora geral do HMMPAB, Juliana Muniz de Souza, que percorre periodicamente as alas do hospital fazendo um feedback com pacientes, acompanhantes e até mesmo com os profissionais para um melhor atendimento, abriu as portas do Hospital para abraçar os dois projetos.

“Os dois projetos são voluntários e buscam oferecer um acolhimento ainda mais humanizado aos que estão internados ou sendo acompanhados aqui no Hospital. Nesse primeiro momento, recebemos a visita do Valor do Sorriso, que ofereceu uma tarde lúdica e diferenciada às nossas crianças. Em um segundo momento, vamos nos preparar para receber o Conte Comigo, que vai oferecer acalanto, apoio e segurança às gestantes que chegam aqui sem pré-natal. São projetos importantíssimos, que oferecem dignidade, acalanto, conforto e esperança a quem mais precisa”, diz Juliana.

Compartilhar