CULTURA CIDADÃ: Prefeitura abre inscrições para oficinais culturais que buscam a inclusão social através da arte; aulas começam no dia 22

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult), lançou o projeto Cultura Cidadã, que vai ofertar diversas oficinas à população, utilizando a arte e a cultura como ferramentas de inclusão social. As inscrições para a iniciativa estão abertas, e as aulas já começam na próxima segunda-feira (22).

Serão oferecidas, no total, 270 vagas, em oficinas de Literatura de Cordel e Prosa; Contação de Histórias; Canto Coral; Dança para bebês; Ponto Cruz; Produção de Jogos Pedagógicos; Teatro; Circo; Danças Urbanas; Construção de Brinquedos Populares; Artesanato com osso e escama de peixe; Artesanato Cabeça de Coco; e Danças Populares.

O Cultura Cidadã visa, através da arte, combater a marginalidade social e a exploração do trabalho infantil, reconhecendo os artistas locais como agentes da sociedade e incentivando a cultura como ferramenta de inserção social. Metade das vagas será voltada ao público atendido por programas sociais federais (ex: Bolsa Família, Creas e Cras); e os outros 50% à sociedade civil e à classe artística. Para isso, o projeto destinará um investimento de R$ 80 mil reais, oriundos do Fundo Municipal de Assistência Social.

“Esse é um projeto inédito aqui em Cabedelo, que busca usar a arte e a cultura como ferramentas de transformação social, como eles, verdadeiramente, são. Além de valorizarmos nossos artistas, vamos voltar os olhos do Poder Público para a importância da arte na sociedade como um todo. Através dela, queremos tirar nossas crianças das ruas e da ociosidade e fazê-las mergulhar no mundo cultural, levando conhecimento e despertando nelas o fazer artístico”, destacou o prefeito Vitor Hugo.

As inscrições poderão ser feitas na Biblioteca Municipal, das 18h às 22h. Para realizar o cadastro é necessário apresentar documentos de identidades (RG e CPF) e comprovante de residência. Os beneficiados por programas sociais do Governo Federal deverão levar, também, algum documento que comprove sua participação.

As aulas serão ministradas por professores e formandos da UFPB, artesãos e artistas locais, na Secretaria de Cultura, na Biblioteca Municipal, na Secult e no Centro de Vivências da Semas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3250.3168.  

Secom Cabedelo

 

Compartilhar