Defesa Civil de Cabedelo instala torres observatórias para garantir a segurança de banhistas nas praias locais

DCIM101MEDIADJI_0026.JPG

As praias de Cabedelo estão ficando mais seguras para banhistas, frequentadores e moradores. A Defesa Civil de Cabedelo está instalando em toda extensão da orla local torres observatórias. Esses postos de observação também são conhecidos como torres de salva-vidas.

O objetivo é garantir mais segurança aos banhistas e frequentadores das praias de Cabedelo, principalmente as que possuem maior fluxo de pessoas.

Já foram instaladas torres nas Praias Formosa, Areia Dourada, Poço e Intermares. E, neste fim de semana, também será instalada mais uma torre na Praia do Miramar. A previsão é de que ainda durante o verão as demais torres sejam instaladas.

DCIM101MEDIADJI_0019.JPG

As Torres Observatórias são móveis e poderão ser utilizadas, também, pela Guarda Metropolitana de Cabedelo em eventos de rua, com o mesmo objetivo de proporcionar segurança à população.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Cabedelo, Fernando Macedo, os equipamentos estão sendo construídos pela equipe de profissionais da Secretaria de Defesa Civil, dentro do próprio órgão municipal, assim como já aconteceu com outros materiais. “Esse fato enxuga ainda mais os gastos do Poder Público, o que já é uma característica da pasta nesta gestão”, disse.

A intenção da Defesa Civil é de que em cada torre observatória tenha um bombeiro civil qualificado, além de outros profissionais que estarão circulando pelas praias a pé e em viaturas motorizadas. “Os bombeiros salva-vidas também estarão em contato (linha direta) com PM, Guarda Metropolitana e Semob para acionar estes órgãos em caso de outras necessidades”, completou Macedo.

Os bombeiros da Defesa Civil trabalharão aos sábados e domingos, nos horários de maior circulação de pessoas nas praias. Todo profissional que atuará nesta ação foi devidamente capacitado em treinamento realizado com a orientação do Corpo de Bombeiros Militar de Cabedelo, que é referência no salvamento de pessoas, com cursos de Primeiros Socorros, Salvamento Aquático e Sobrevivência no Mar.

Compartilhar