Defesa Civil de Cabedelo realiza exercício de simulação de acidente com vitimas na BR-230

Objetivo da ação foi preparar e capacitar os órgãos de segurança da cidade para a ocorrência de acidentes

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Cabedelo realizou, nesta quarta-feira (27), um exercício simulado com ocorrência de acidente e prestação de socorro às vitimas. A simulação aconteceu em frente ao Cabedelo Clube, na BR-230, e contou com uma sequência de colisões, envolvendo dois caminhões tanque e um veículo de passeio, com um quantitativo de três vítimas.

A simulação teve a duração de cerca de 1h30 e, além da equipe da Defesa Civil, mobilizou agentes do Corpo de Bombeiros e demais órgãos do Plano de Ajuda Mútua da Cidade de Cabedelo (Pamcic). A dinâmica do evento envolveu a colisão de caminhões com transporte de produtos perigosos, o que desencadeou o transbordamento do produto transportado e, posteriormente, a colisão de um veículo com passageiro.

“Esse é um evento com grau de complexidade bem maior que outros realizados nos anos anteriores. Desta vez, a simulação acontece no centro da cidade, local de bastante movimentação de veículos, e retrata uma situação mais grave. Cabedelo é uma cidade que precisa realizar esses eventos simulados, pelo fato de sermos uma cidade atípica, que precisa estar preparada cada vez mias para uma situação real, caso venha a acontecer”, relatou o secretário da Defesa Civil, Fernando Macedo.

Os exercícios simulados em Cabedelo são motivados pelo fato da cidade abrigar um Porto e, também, servir como terminal de armazenamento e distribuição de combustíveis derivados de petróleo e etanol. Essa condição ocasiona, além do fluxo normal de veículos locais e turistas, uma movimentação intensa de caminhões em demanda do porto e do terminal.

“É um treinamento de extrema importância para a cidade de Cabedelo, com o objetivo de que todos os órgãos componentes do Pamcic possam estar cada vez mais preparados e capacitados para ações de resposta em caso de eventuais sinistros que possam acontecer na cidade. Cabedelo é a única portuária no estado da Paraíba que armazena, distribui e transporta produtos inflamáveis e perigosos e precisa estar devidamente treinada para situações reais que ocasionalmente possam ocorrer envolvendo todos, vitimas e inclusive a própria comunidade”, concluiu.

Pamcic – O Plano de Ajuda Mútua da Cidade de Cabedelo é uma exigência da Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário (NR-29) da Portaria do MTb Nº 53, de 17 de dezembro de 1997. Nos últimos 3 anos, a Defesa Civil vem realizando os exercícios simulados, sempre buscando envolver os atores e se aproximar mais do real.

 Integram o Pancic os seguintes órgãos: Defesa Civil de Cabedelo, Companhia Docas da Paraíba, Corpo de Bombeiros, Bombeiros Civis, Secretarias de Mobilidade Urbana (Semob), Segurança (Guarda Metropolitana) e Saúde (Sescab), 6ª Companhia de Policia Militar, Policia Rodoviária Federal (PRF), Marinha do Brasil, Empresas transportadoras e Terminais de Distribuidoras de Combustíveis e Derivados.

Compartilhar