Defesa Civil de Cabedelo recebe reconhecimento da Secretaria Nacional de Defesa Civil por trabalho realizado na prevenção e apoio à população  

A Defesa Civil de Cabedelo foi reconhecida nacionalmente pela estrutura e pelo trabalho desenvolvido em prol da cidade, sobretudo na prevenção e apoio à população nas emergências provocadas por fenômenos naturais e outros.

O reconhecimento tornou-se patente por ocasião da visita à cidade, na quinta-feira (19), do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Coronel Alexandre Lucas.

Durante sua estada em Cabedelo, o secretário teve a oportunidade de conhecer as instalações físicas da Defesa Civil municipal, sua estrutura operacional e de pessoal. Na ocasião, também conheceu os trabalhos realizados e os planos de ação postos em prática na prevenção e nas ocorrências motivadas pela ação da natureza.

“O que motivou a vinda do secretário ao nosso município foi, basicamente, o serviço que temos mostrado. Ações como o projeto dos bueiros inteligentes, de confecção própria; o maquinário e o corpo operacional utilizado no processo de desassoreamento, na limpeza de córregos e rede de galeria pluvial para evitar pontos de alagamento; o projeto verão, em que bombeiros civis dão apoio aos militares… Todo esse trabalho foi o que proporcionou a visita.  Cabedelo virou, de fato, referência nacional, em termos operacionais em proteção e defesa civil”, comentou o secretário municipal de Defesa Civil, Gaston Neto.

Além desses elementos, o gestor destacou que Cabedelo tem muito mais a mostrar em termos de ações na área de proteção e defesa civil.

“Temos o call center pelo 199 e o alerta via SMS pelo sistema de defesa civil gratuito ao município cabedelense pelo número 40199, que são fatores primordiais em eficácia em proteção e Defesa Civil. Também o geomapeamento das áreas ribeirinhas, mapeando e diagnosticando os pontos críticos para uma maior efetividade operacional em casos de enchentes e trabalho educativo aos moradores dessa área carente”, complementou Gaston.

O secretário nacional, Coronel Alexandre Lucas, destacou a satisfação em conhecer de perto o trabalho desenvolvido na cidade portuária.

“É com muita alegria que nós da Secretaria Nacional da Proteção e Defesa Civil estamos na cidade de Cabedelo para conhecer de perto a excelência do trabalho que é feito aqui. Nos surpreendeu a estrutura de defesa civil que a cidade apresenta e queremos expressar a alegria de ver um defesa civil bem estruturada, com profissionais entusiasmados, viaturas em bom estado, estrutura física e operacional. Condição essa que eu particularmente nunca vi numa cidade de 60 mil habitantes. Parabéns ao prefeito e ao secretário por esse trabalho”.

 

Compartilhar