Desenvolver Cabedelo capacita microempresários e empresários locais sobre vendas e licitações

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), através do Desenvolver Cabedelo – programa da Secretaria da Indústria, Comércio e Portos (Seicop) – promoveu, nesta quarta-feira (14), a palestra “MEI e ME | Como vender para a Prefeitura de Cabedelo?”.

A iniciativa, que aconteceu no auditório do Centro Cultural Mestre Benedito, foi voltada aos Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresários (MEs) e Empresários optantes pelo enquadramento LTDA.

A palestra visou, principalmente, a capacitação dos participantes para concorrerem em processos de licitação e a oportunidade de venda de produtos e/ou serviços, tendo como comprador a própria Prefeitura.

“A nossa intenção é capacitar a comunidade empreendedora de Cabedelo para que estejam habilitadas e inseridas nas relações comerciais da Prefeitura de Cabedelo. São várias demandas e segmentos de produtos e serviços que podem ser aproveitados devidamente ‘dentro de casa’. É importante todos estarem atentos aos editais de licitação. Isso só demonstra cada vez mais a transparência com que trabalha a atual gestão. Iremos promover periodicamente esta iniciativa”, destacou Fernando Sobrinho, secretário de Indústria, Comércio e Portos de Cabedelo.

Reunindo cerca de 30 participantes, empreendedores de diversas áreas, a palestra foi ministrada por Ricardo Coelho (secretário municipal de Finanças) e Ramon Sorrentino (presidente da Comissão Permanente de Licitação da pasta).

“Este é um momento para que todos possam ‘tirar o medo’ de fornecer para o Poder Público. Atualmente, fornecer para a Prefeitura de Cabedelo é uma garantia e segurança! Estão todos de parabéns por realizarem essa iniciativa pioneira e transparente”, afirmou o palestrante Ricardo Coelho , que fez uma explanação detalhada sobre como vender à Prefeitura.

Já Ramon Sorrentino, em sua participação, fez questão de partir dos conceitos básicos e explicar todo o passo a passo das licitações.

“Quero agradecer pelo convite e por estar presente com peças fundamentais das contratações públicas do município. Sabemos que licitação é uma ferramenta burocrática e a nossa intenção é tentar facilitar o entendimento do processo”, explicou.

Os comerciantes locais participaram atentamente da palestra, tiraram com conclusões satisfatórias e estão com uma boa expectativa no relacionamento com a Prefeitura de Cabedelo.

“Apesar de toda burocracia exigida numa licitação, a palestra foi transparente e esclarecedora. É importante capacitar quem pode fornecer produtos ou serviços na própria cidade”, comentou Rubens Tertulino, MEI do ramo de alimentação.

O MEI Cláudio Portugal, que atua no ramo de consultoria de gestão e vendas, enalteceu o trabalho promovido pela Seicop.

“A gente já prestou consultorias e treinamentos em algumas Prefeituras e sempre somos nós que temos que correr atrás de todas as informações sobre licitações e contratações públicas. Em dez anos como consultor e dois anos como empresa foi a primeira vez que vimos uma Prefeitura convidar os microempreendedores para capacitar, mostrar como se faz, fazer esse passo a passo e proporcionar essa oportunidade. Está de parabéns a gestão por esse trabalho formidável. Mesmo com toda experiência que já tínhamos pudemos aprender muita coisa nessa manhã proveitosa”, concluiu.

Reconhecimento – A Prefeitura de Cabedelo, através da Seicop, está concorrendo ao  ‘Selo de Qualidade Sala do Empreendedor’, que premiará as Salas do Empreendedor e Pontos de Atendimento Sebrae – PAS do Brasil inteiro que cumprirem com as devidas exigências.

 

 

Compartilhar