DEZEMBRO VERMELHO Cabedelo realiza mobilização para testagem de IST e Aids

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sescab), realizou, nesta segunda-feira (20), uma ação para testagem de IST e Aids. A iniciativa faz parte da programação alusiva ao Dezembro Vermelho, mês dedicado à campanha nacional de conscientização da população sobre os riscos de transmissão e métodos de prevenção à AIDS.

A ação aconteceu em tendas instaladas em frente à Sescab, no Centro, e constou da distribuição de material informativo e preservativos. Participaram da ação profissionais da Atenção Básica e do SAE.

A campanha também abrange outras variedades de infecções sexualmente transmissíveis, como a Sífilis que, apesar da atenção e dos esforços pelo controle, ainda apresenta números significativos de casos. Por isso, o mês de dezembro, além do esclarecimento, também é voltado à aplicação de medidas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis.

“Elaboramos várias estratégias para marcar a passagem desse Dezembro Vermelho, com foco para a capacitação dos profissionais e, sobretudo, para a conscientização da população. A programação também inclui a disponibilização de testagem para captar novos casos de AIDS, os quais possivelmente nem os acometidos tenham conhecimento”, declarou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Júlia Vaz.

Compartilhar