DIA 8 DE DEZEMBRO: Cabedelo presta homenagens à Iemanjá com cortejo, oferendas e apresentações culturais

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, através das Secretarias de Assistência Social (Semas) e de Cultura (Secult), realiza, no próximo dia 8, cortejo em homenagem à Iemanjá. O evento tem como objetivo resgatar a tradição de Cabedelo em homenagear a Rainha do Mar. Há oito anos, a cidade não promovia um evento como esse, que vai contar com a participação dos fiéis e devotos do orixá.

O cortejo está programado para sair às 16h da Rua apóstolo São Miguel, no Jardim Manguinhos, com destino ao monumento de Nossa Senhora dos Navegantes, no calçadão da Praia de Formosa. Lá, cada barracão fará uma apresentação, seguida por uma homenagem e entrega de uma oferenda em um barco. O dia será finalizado às 22h, com a tradicional queima de fogos.

“Cabedelo tem barracões espalhados por toda cidade, desde Salinas de Ribamar à Manguinhos, e essa cultura estava esquecida e esse público sem voz. Nessa gestão, priorizamos a inclusão de todas as religiões, raças e culturas; e essa data tão importante para as religiões afro-brasileiras não poderia ser deixada de fora. Estaremos resgatando a história e a cultura cabedelense, levantando a bandeira da liberdade religiosa”, destacou a secretária da Semas, Cynthia Cordeiro.

Compartilhar