DIA MUNDIAL DO CONSUMIDOR Procon de Cabedelo participa de Mutirão on-line nacional de renegociação de dívidas bancárias

Articulação busca promover condições para que consumidores possam reequilibrar as contas da casa e evitar a negativação

No Dia Municipal do Consumidor – 15 de março, o Procon de Cabedelo integra o Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas, ação promovida pela Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil) e pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

Até o dia 31 de março, os consumidores poderão negociar seus débitos bancários acessando o link: www.consumidor.gov.br. O mutirão acontece de forma 100% on-line, desde o cadastro da reclamação até a resposta da instituição financeira.

“A iniciativa reúne todos os órgãos de defesa do consumidor e tem o objetivo de reestabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas e precisam manter o nome limpo, longe de qualquer inscrição em cadastros de proteção ao crédito. Para isso, após ser acionada pelo Procon Cabedelo, a ProconsBrasil programou com a Febraban a adesão das instituições financeiras, buscando viabilizar condições favoráveis ao pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, à periodicidade dos pagamentos, à redução dos juros e multas, ou mesmo condições para a quitação do débito que o cidadão tenha com uma instituição financeira”, explica o coordenador do Procon de Cabedelo, Jeremias Dornelas.

Dúvidas e mais informações podem ser obtidas diretamente com o Procon Cabedelo, através do telefone 151.

Passo a passo – Para participar do mutirão on-line, basta o consumidor realizar o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br, com login e senha. Após relatar seu problema, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 15 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor. Terminado esse prazo, o consumidor passa a ter 20 dias para avaliar o retorno dado pela empresa e se a resposta foi satisfatória.

No momento do preenchimento do registro, é necessário que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes. O Procon Cabedelo orienta ainda que o consumidor, no seu relato, informe que está participando do mutirão, com a seguinte hashtag:  #MutiraoProconsBrasil.

 

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