Encontre o que você precisa aqui:

Autor: Secom

DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS – 04 de outubro Unidade de Zoonoses de Cabedelo realiza Semana de atividades com castração, adoção e vacinação de cães e gatos  

O Dia Mundial dos Animais é celebrado no dia 4 de outubro, data em que é reforçada a importância do respeito e do cuidado com os animais. Em Cabedelo, a Unidade de Zoonose Maria Batista Bezerra vai promover uma Semana de ações e serviços voltados aos cães e gatos, com vacinação, castração e Feira de […]

02/10/2023 8h05 Atualizado há 2 meses atrás

O Dia Mundial dos Animais é celebrado no dia 4 de outubro, data em que é reforçada a importância do respeito e do cuidado com os animais.

Em Cabedelo, a Unidade de Zoonose Maria Batista Bezerra vai promover uma Semana de ações e serviços voltados aos cães e gatos, com vacinação, castração e Feira de Adoção. As atividades têm início na próxima segunda-feira (02) e seguem até a sexta-feira (06).

Nos dias 03 e 04 a programação contará com um mutirão de Castração de Felinos. Para ter acesso ao serviço, o tutor deve pegar uma ficha de forma antecipada, na segunda-feira (2), na Zoonose, das 8h30 às 11h. Para ter acesso às fichas, os interessados deverão levar comprovante de residência do município, documento de identificação e CPF, e terá direito a 1 ficha por residência, que garantirá o procedimento, como também receberá as orientações do pré-operatório. Os animais não podem ter ferimentos, nem estar doentes. Ao todo, serão distribuídas 40 fichas (20 para cada dia).

No dia 05, é a vez da ação de vacinação antirrábica, que vai acontece das 9h às 13h, em frente à Secretaria de Saúde, localizada à Rua Duque de Caxias, S/N, Centro. Para receber a vacina, cães e gatos devem ter a partir de 3 meses de vida. A Zoonoses orienta os tutores a levarem os animais com coleiras ou em caixas de transporte e não levar animais gestantes ou doentes. Felinos com ferimentos devem ser encaminhados ao Zoonoses para exame de esporotricose; e aqueles com sinais de doença não devem ser vacinados.

Para encerrar a Semana dos Animais, a Zoonose realiza, na sexta-feira (6), uma Feira de Adoção, também em frente à SES, das 9h às 13h.

Os protocolos exigidos aos candidatos a tutor envolvem a idade mínima – mais de 18 anos – e, no ato do comparecimento ao local de adoção, portar comprovante de residência, identidade e CPF. Além disso, a equipe da Zoonoses realiza uma breve avaliação, para definir se a pessoa está apta a ser tutora de um cão ou gato. Os animais doados estavam sob a tutela da Zoonoses, após serem abandonados e recolhidos nas ruas em ações anteriores.

Sobre o dia – O Dia Mundial dos Animais é comemorado todos os anos em 4 de outubro. A data foi instituída em 1931, na cidade de Florença, Itália, durante o Congresso Internacional de Proteção Animal, por ecologistas pioneiros na defesa dos animais. Desde então se tornou uma data para celebrar a vida dos animais em todas as suas formas, e de trazer à lembrança a necessidade de zelar pelo cuidado, saúde e bem-estar desses seres que acompanham a evolução da humanidade desde os seus primórdios.

O dia 4 de outubro também foi escolhido por coincidir com o dia de São Francisco de Assis, santo padroeiro dos animais. Conhecido por sua relação de respeito com toda a natureza, especialmente com os animais os quais se referia como “irmãos”, São Francisco dedicou-se a amar todas as criaturas e lutou para que os animais fossem tratados com a dignidade que merecem.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade