Diretores de escolas e creches municipais participam de 2º encontro de gestores promovido pela Secretaria de Educação

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e do Setor de Gestão Escolar (Seges), realizou, nesta segunda-feira (17), o II Encontro de Gestores Escolares e de Creche. O encontro aconteceu na Escola Paulino Siqueira e teve por objetivos, além de reunir os gestores, fazer uma mostra dos projetos desenvolvidos em cada unidade e premiar as ações de destaque ao longo do período letivo.

Na programação do evento, que também marcou a comemoração do Dia do Gestor -12 de novembro, foram apresentadas as atividades desenvolvidas pelo setor ao longo do ano, como o atendimento nas unidades e as formações com os gestores. O tema central do encontro, “Refletindo sobre o ser gestor”, foi discutido na palestra “O cotidiano escolar por trás do palco”, com o professor Ribamar Monteiro.

“É com muita alegria que realizamos, pelo segundo ano consecutivo, esse encontro, que já faz parte da agenda da Seduc e que tem uma relevância significativa para a gestão escolar no município. É importante destacar o trabalho árduo e o papel dos gestores não apenas na formação das crianças, mas também na manutenção da qualidade na educação em Cabedelo, pois trata-se de uma reponsabilidade diante dos desafios que aparecem ao longo do ano na relação com a comunidade escolar”, comentou a secretária de educação, Priscila Dias.

Foram premiadas, na categoria Creche, a gestora Maria Ataíde, da creche Alexia Luana; na categoria Escola, as gestoras Ana Sales, do Centro Integrado Imaculada Conceição, e Telma Viana, da Escola Adjuto de Moraes.

“Os gestores foram desafiados a desenvolver um projeto de gestão, totalmente diferente dos projetos pedagógicos apresentados pelas respectivas supervisões. Eles fizeram seus projetos de gestão junto às suas comunidades escolares e trouxeram para apresentar para que possamos crescer em rede”, explicou a diretora do Seges, Maíra Balbino.

Durante o ano, o Seges promoveu formações com os gestores com temáticas pertinentes ao desempenho das atuações. Também foram realizadas visitas técnicas para orientações no intuito de regular e alinhar a rede, diante dos objetivos do município. O encontro marcou, portanto, o fim de um período de observações e avaliações de desempenho de cada gestão.

“Temos em cada unidade escolar o desenvolvimento de trabalhos fantásticos e que não são divulgados, e precisamos desse momento para analisarmos o que nossos parceiros fazem, para que possamos trocar experiências e levar para nossas unidades e fazer com que cresçamos em rede. Temos um município com um potencial fantástico, gestores bem preparados à frente das equipes, bons professores, e precisamos proporcionar esses momentos de alinhamento”, concluiu Maíra.

Secom Cabedelo

 

Compartilhar