EDUCAÇÃO EM REDE Cabedelo realiza evento dedicado às discussões sobre o compromisso com a educação

Terceira a edição do Educação em Rede reuniu cerca de 700 profissionais da rede municipal em encontro de formação para todos os segmentos do ensino fundamental

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), promoveu, nesta segunda-feira (21), a terceira edição do Educação em Rede. O evento aconteceu no Intermarel Hall.

A iniciativa já constitui uma marca no calendário letivo do município e tem se consolidado como ação fundamental no processo de discussão de temáticas relativas às práticas educacionais, ao compromisso com a melhoria do ensino e o desenvolvimento da educação no âmbito de competência do município.

Este ano, o encontro de formação teve como tema “Educação em rede: compromisso de todos”, temática que chama a atenção para a concepção de que educação é compromisso e responsabilidade de todos, que o cuidado com a aprendizagem deve permear todos os âmbitos da educação, envolvendo cada um dos seus particípes. As discussões foram guiadas por palestras de temáticas gerais e, também, em palestras dirigidas por segmentos.

“É um prazer participar desse grande evento da educação de Cabedelo. Um evento que marca, de certa forma, um esforço em prol da implantação de um novo modelo de gestão da educação. Sabemos o quanto é difícil fazer educação. Mas não podemos nos acomodar. Não podemos ser igual a todos, podemos e devemos tentar ser o diferencial. Mudar significa tentar implantar um melhor sistema de educação em nossa cidade, não podemos nos esquivar ou ser omissos quanto a essa questão. Essa mudança passa pela valorização e reconhecimento profissional, pela busca da qualidade de ensino e trazendo melhores condições de trabalho. Nos inspiramos nos bons exemplos e, aqui, procuramos também oferecer possibilidades de formação docente que, com certeza, resultarão em experiências exitosas em sala de aula” declarou o prefeito Vitor Hugo Castellano.

Realizada pela primeira vez em formato presencial, o evento reuniu  um público de aproximadamente 700 profissionais da educação do município e contou com o apoio e parceria da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCMPB). Na abertura, pela manhã, a temática central, “Educação em rede: compromisso de todos”, foi tema da palestra ministrada pelo pedagogo Joan Edesson, diretor executivo do Lyceum Consultoria Educacional Ltda.

“Este já é um evento consolidado no calendário letivo da educação de Cabedelo. Hoje, finalmente, conseguimos realizá-lo de forma presencial, já que as duas primeiras edições, devido à situação pandêmica instalada no período, aconteceram de forma remota. Mesmo assim, as emissões atingiram uma média de 1.500 visualizações on-line, envolvendo professores, supervisores, gestores, coordenadores e outros profissionais da educação de municípios vizinhos. Esses números só demonstram a importância dessa iniciativa para o desenvolvimento da educação do município e, sobretudo, acabam valendo como um instante de formação coletiva, que promove o registro de experiências e a valorização do excelente trabalho realizado por todos durante este período, em suas respectivas unidades e segmentos”, declarou a secretária de educação, Marcia Moreira.

A cerimônia de abertura foi marcada pelo lançamento do Ebook “Educação em Rede – Um Novo Tempo para Educar: possibilidades e conquistas”, um compilado de textos escritos pelos professores, resultantes das práticas exitosas vividas pelos profissionais de Educação de Cabedelo no ano de 2021. O encontro oportunizou, também, a realização de uma série de homenagens às escolas e creches por meio do Prêmio Destaque na Educação de Cabedelo, uma comenda que visa promover o reconhecimento e valorizar as experiências na Educação.

As premiações contemplaram os segmentos de educação infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Fundamental Anos Finais, Educação de Jovens e adultos, nas modalidades Gestão, supervisão e professor de destaque. Além dessas, mais duas premiações foram concedidas por meio do prêmio de Compromisso com a educação, concedido à secretária de educação, Márcia Moreira, e Alunos destaque no IDEB.

Programação – À tarde, o evento foi movimentado pela palestra central sobre o tema “Autocuidado e saúde mental dos professores no pós pandemia”, ministrada pelo professor César Augusto de Freitas e Rathke. A programação foi complementada por palestras por segmentos, contemplando cada núcleo docente do ensino fundamental.

Para a Educação Infantil, foi realizada a palestra “Compromisso e Fortalecimento: ferramentas para elevar a qualidade na Educação Infantil”, com a professora Mônica Mayer Feitosa de Oliveira. O segmento Anos Iniciais/EJA participou da palestra  “Alfabetização na Idade Certa: compromisso de todos”, ministrada pela professora Jocelaine Duarte; enquanto os Anos Finais/EJA ficou com o tema “Integração dos Saberes: compromisso com a educação do futuro”, ministrada pelo professor Francisco José Pegado Abílio.

O segmento de Inclusão participou da palestra “Educação inclusiva e o desafio de lidar com crise de desregulação dos alunos público alvo da educação especial, no cotidiano escolar”, com a professora Alice Cristina Silva dos Santos. Por fim, a Equipe gestora “Compromisso com o ensino e aprendizagem”, ministrada pelo professor Joan Edesson.

Compartilhar