Em plenária, trabalhadores da saúde de Cabedelo escolhem representantes para compor Conselho Municipal de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde de Cabedelo realizou, nessa terça-feira (29), Plenária para escolha dos representantes dos trabalhadores da saúde que irão compor o Conselho Municipal de Saúde. 

A plenária foi realizada seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19. Na ocasião foram escolhidos os oito novos representantes do setor no Conselho, sendo 4 titulares e 4 suplentes. 

O segmento dos trabalhadores estava sem representação no Conselho,  pois o Sindicato que os representavam solicitou desligamento do orgão. Os novos representantes eleitos nesta terça-feira comporão o Conselho até o final do triênio 2018-2021, em janeiro. Porém, uma resolução do Conselho Nacional de Saúde autorizou a prorrogação do mandato, devido à pandemia de Covid. Uma plenária será realizada em 2021 para deliberar sobre um novo processo eleitoral. 

O Conselho Municipal de Saúde e tem papel fundamental na organização das políticas públicas de saúde,  pois é  uma instância colegiada, deliberativa e permanente do SUS.

Em Cabedelo, ele  é presidido por Antônio Brito e composto por 32 membros, sendo 16 titulares e  16 suplentes. Os segmentos que compõem o Conselho são: governo municipal e prestadores de serviços (serviços de saúde), usuários do SUS e trabalhadores de Saúde.

Pela Resolução 453/2012 do Conselho Nacional de Saúde e pela Lei Municipal 1.699/14, 25% do Conselho deve ser representação do governo municipal e prestadores de serviço do SUS; 25% de trabalhadores de Saúde e  50% de usuários do SUS.

Trabalhadores eleitos – Na plenária, foram escolhidos os seguintes representantes do segmento de trabalhadores de Saúde que, a partir de agora, farão parte do Conselho Municipal: 

Conselheiros Titulares

Denise Correia Viana – Agente de Combate de Endemias

Claudia Mércia Vieira Maia de Vasconcelos Ramos – Agente de Combate de Endemias

Ivaldo Pinto de Lemos Neto – Agente Comunitário de Saúde

Clécia Ferreira dos Santos – Agente Comunitário de Saúde

Conselheiros Suplentes

Sandra Regina Roque da Silva – Agente Comunitário de Saúde

Diego Guimarães Araújo- Agente Comunitário de Saúde

Genésio Ewald – Odontólogo 

Nilton da Silva Oliveira – Agente Comunitário de Saude

Compartilhar