Enfermeiros passam por capacitação para realização de testagens rápidas de HIV, Hepatites e Sífilis

A Vigilância em Saúde de Cabedelo promoveu, nesta sexta-feira (19), mais uma capacitação com os enfermeiros do município para testagem rápida de Hepatite, Sífilis e HIV. O evento foi realizado no auditório do Anexo da Prefeitura e reuniu cerca de 50 enfermeiros das Unidades de Saúde da Família (USF) e do Hospital e Maternidade Padre Alfredo Barbosa (HMPAB).

A capacitação foi complementar à atividade online já realizada pelos profissionais, através do site do Ministério da Saúde. A atividade desta sexta-feira contou com uma parte teórica – sobre clínica, diagnóstico e a importância do teste rápido – e uma aula prática, visando a familiarização com os testes para os enfermeiros desenvolverem juntos à população nas Unidades de Saúde.

“Cabedelo foi um dos primeiros municípios da Paraíba a implantar o teste rápido para as IST’s e tem sido muito importante, pois a partir dele nós podemos dar um diagnóstico precoce à população e iniciar o tratamento, evitando, por exemplo, a sífilis congênita e outras complicações para o paciente. Além de conseguirmos oferecer uma qualidade de vida aos que forem diagnosticados com alguma doença. A capacitação busca qualificar os profissionais para prestar um serviço de qualidade à população, principal beneficiada com o serviço, mas os enfermeiros também se sentem mais seguros para a realização do trabalho”, destacou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Júlia Vaz.

Os testes rápidos são gratuitos, sigilosos e realizados por profissionais capacitados, com resultados em apenas 15 minutos. Os interessados em realizá-lo podem procurar uma das USFs, o anexo do HMPAB ou o Serviço de Atenção Especializada (SAE), localizado na Policlínica da cidade, das 8h às 12h e das 14h às 16h.

Para mais informações, a Sescab disponibiliza os telefones da Vigilância em Saúde – 3250.3262.

 

Secom Cabedelo

Compartilhar