Escola Municipal de Cabedelo atinge a maior nota da história do Ideb na cidade

A Escola Municipal Silvana Oliveira Pontes se destacou na avaliação do Índice Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2022. A unidade obteve a maior média já registrada da história da avaliação na cidade, com nota 6,1, dentre as escolas de Anos Iniciais – 1º ao 5º.

O IDEB, criado em 2007 pelo Governo Federal, tem como objetivo medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

Apesar do contexto pandêmico que refletiu diretamente na Educação em todo o país, Cabedelo acabou por superar a meta projetada para o ano de 2021 (4,6 nos Anos Inicias do Ensino Fundamental  – 1º ao 5 º Ano) e atingiu o índice de 5,0. Já nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9 º Ano), a cidade manteve o índice de 4,5, que havia sido alcançado em 2019.

Além da Escola Municipal Silvana Pontes, a  Agripino José de Moraes também obteve destaque na avaliação dos Anos Iniciais, com a nota 4,8. Já nos Anos Finais, as Escolas Municipais Maria Pessoa Cavalcanti e a Profª Elizabeth Ferreira da Silva também se saíram bem, com notas 4,6 e 5,2, respectivamente.

“Os resultados alcançados são reflexos de estratégias adotadas pela gestão municipal, que oportunizou cursos de formações em Novas Tecnologias para os professores, adesão à Plataformas Digitais para as escolas e viabilização de material impresso para os alunos que não tinham acesso à internet durante o período de suspensão das aulas presenciais. Como também, a mobilização da comunidade escolar em ações voltadas para o IDEB, por meio do projeto ‘Todos juntos pelo IDEB’, que ofereceu palestras, aulões e simulados preparatórios para o SAEB nas nossas escolas”, disse a secretária de Educação, Márcia Moreira.

Saeb – No ano de 2021 todas as escolas públicas e uma amostra de escolas privadas que declararam pelo menos 10 alunos matriculados em turmas de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, realizaram as provas do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que é um dos indicadores para o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Os planejamentos, metas e ações, já estão sendo direcionados para a avaliação do Saeb que será realizada em 2023, através das parcerias firmadas com o Integra-PB e adesão ao Programa Educar pra Valer – Educar para Crescer Cabedelo,  assim como projetos locais de Alfabetização na Idade Certa, aplicação de simulados preparatórios e destinação de aulas semanais para trabalhar os descritores inerentes à avaliação.

“A Gestão Municipal não mede esforços em investimentos e Políticas Públicas que garantam a qualidade do ensino em nosso munícipio. Em nome de todos que fazem a Seduc, felicito os Profissionais da Educação e alunos que crescem e sonham junto conosco”, finalizou Márcia.

Compartilhar