Escolas do município recebem material didático do Programa Soma – Pacto pela Aprendizagem na Paraíba

A Secretaria de Educação de Cabedelo (Seduc) realizou, nesta segunda (16), a entrega dos livros do Programa Soma (Pacto pela Aprendizagem na Paraíba). Foram contempladas 17 escolas da rede municipal com o material didático, que tem por objetivo o fortalecimento das atividades voltadas para a alfabetização e letramento dos alunos do 1º ao 3º ano.

O material distribuído é especifico para o processo de alfabetização e letramento com as crianças em processo de alfabetização, e também abrange o processo de formação de professores, supervisores e gestores e o trabalho em sala de aula. O objetivo é melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

“Esse momento é importante para a educação de Cabedelo, pois é a partir dessa distribuição que reforçaremos o trabalho com os alunos que estão em processo de alfabetização. Vamos dar sequência às atividades dos professores que são formados, supervisores e gestores e, agora, essa formação vai chegar até o aluno, visando uma melhor qualidade do ensino no município”, declarou a secretária de Educação, Priscila Dias.

O Soma tem como objetivo o fortalecimento da educação no processo de alfabetização dentro dos anos iniciais – do 1º ao 3º do Ensino Fundamental – com capacitação para os profissionais envolvidos, oferta de materiais didático-pedagógicos das disciplinas de Português e Matemática, cadernos do aluno e professor, vídeo aulas, além do acompanhamento pela Universidade Federal da Paraíba e Juiz de Fora (MG).

“São atividades de alfabetização e letramento que envolvem os conteúdos da Matemática e da Língua Portuguesa, aproveitando também os temas transversais de maneira que possamos integrar os alunos aos conteúdos. O intuito é que que eles aprendam e tenham oportunidade também de vivenciar as suas aprendizagens na prática escolar, através das experiências didáticas”, explicou Priscila.

O Soma – O Programa Soma (Pacto pela Aprendizagem na Paraíba) foi criado por meio do Decreto 37.234, de 14 de fevereiro de 2017l e visa a melhoria da aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental por meio da aplicação de avaliações bimestrais, formação de professores e gestores, monitoramento e utilização de sistema próprio de gestão de informação, garantidos a partir da cooperação técnica firmada entre Governo de Estado e Municípios.

A iniciativa do Governo do Estado tem por finalidade fazer com que os municípios adiram e atinjam as metas do IDEB do 5º ao 9º ano e aqueles que já atingiram, possam manter a taxa de crescimento, para que até 2021, três anos antes da previsão do MEC, a Paraíba possa atingir cem por cento de alfabetização na idade certa, até o terceiro ano do Ensino Fundamental.

Secom Cabedelo

Compartilhar