Evento solene marca a comemoração dos 38 anos da Guarda Metropolitana de Cabedelo na Fortaleza de Santa Catarina

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC, por intermédio da Secretaria de Segurança Municipal, promoveu, na Fortaleza de Santa Catarina, uma solenidade especial para comemorar os 38 anos de fundação da Guarda Metropolitana de Cabedelo.

O evento aconteceu nesta segunda-feira (25) e foi marcado por ritos oficiais que incluíram revista às tropas, incorporação do pavilhão nacional, formação de mesa com a participação de autoridades das esferas municipal, estadual e federal, vídeos comemorativos e ainda a entrega de condecorações e homenagens pela prestação de serviços à população.

Uniformizado com o traje de gala da Guarda Metropolitana, o prefeito Vitor Hugo Castelliano compareceu ao evento, acompanhado da primeira-dama Daniella Ronconi e, juntos, reverenciaram os funcionários da Segurança Pública Municipal.

“Me sinto muito honrado em poder participar desta cerimônia e mais lisonjeado ainda com este traje de gala da Guarda Metropolitana de Cabedelo, pois essa farda azul marinho pra mim é um manto sagrado. Quero aproveitar a ocasião para reassumir o compromisso de, já no próximo ano, começar a construir a nova sede da GMC com toda aparelhagem e estrutura que estes profissionais merecem e necessitam. Cumpriremos isto nesta gestão, assim como estamos cumprindo com as convocações dos novos guardas, efetivando-os e renovando nossos quadros funcionais”, ressaltou o gestor municipal.

Após a GMC Jacira Pereira, que tem 30 anos na corporação, recitar a poesia “Segurança”, a Fortaleza de Santa Catarina foi o merecido palco para os profissionais de segurança receberem as honrarias pelos serviços prestados na batalha do dia a dia. 

Dos 251 GMCs, 16 receberam votos de Elogio por Excelência no Serviço; 28 receberam votos de Elogio por Excelência na Função de Comando; e mais 3 receberam certificados de Reconhecimento por Dedicação. Além deles foram concedidas 3 condecorações por Ato em Defesa da Vida; 3 condecorações por Ato de Bravura e ainda 3 certificados de Gratidão por Resultados Alcançados. 

A ocasião ainda proporcionou a oficialização do certificado da Madrinha da Guarda Metropolitana de Cabedelo, conferido à primeira dama Daniella Ronconi que, junto com a  comenda,  também recebeu um buquê de flores da corporação. 

“Me sinto feliz e honrada em fazer parte dessa história. Quero apoiar o gestor nessa missão de lutar por mais qualidade, estrutura e dignidade para esses heróis de farda. Essa gestão vai continuar trabalhando para dar condições da nossa continuar sendo referência entre as Guardas Municipais e Metropolitanas de todo o país”, destacou Daniella.

Ao final da solenidade, foram entregues certificados de “Amigo da Segurança Municipal”, conferidos ao prefeito Vitor Hugo, ao deputado federal Julian Lemos, ao vereador presidente da Câmara Municipal André Luis Coutinho, ao secretário de Finanças Ricardo Coelho e ao comandante geral da Guarda Metropolitana de Cabedelo, Magalhães Galvão. 

O comandante geral Magalhães Galvão lembrou que, antes de assumir o posto, passou por vários estágios com a farda azul marinho. Magalhães fez questão de mencionar fatos históricos do país alcançados por guardas municipais, a exemplo da participação na guerra do Paraguai e no combate às revoltas durante a presença da família real no Brasil, dentre outros acontecimentos.

“Estamos muito felizes com a realização deste evento. É um momento de celebração e um resgate histórico, pois estamos celebrando uma instituição que nasceu no Brasil Império e resistiu às intempéries do tempo. Hoje temos orgulho de utilizar este uniforme e representar a nossa instituição. Estamos sempre prontos para servir a sociedade e manter a cidade segura junto com as outras forças de segurança. Em 16 anos de corporação é a primeira vez que temos uma solenidade linda como essa e isso representa o carinho que a atual gestão tem por nossa corporação. Parabéns a todos”, exclamou Magalhães.

Presenças – Além das autoridades que já foram mencionadas, estavam presentes representantes da Capitania dos Portos da Paraíba, da Polícia Militar da Paraíba, além de vereadores, auxiliares do Governo Municipal e representantes de outras Guardas Civis e Metropolitanas de todo o Estado da Paraíba.

Histórico – Criada em 25 de outubro de 1983 com o intuito inicial de proteger os bens, serviços e instalações do município, a GMC ao longo do tempo, além das atribuições constitucionais, passou a integrar o sistema único de segurança pública, na garantia à preservação da vida, no exercício da cidadania e dos direitos humanos fundamentais.

Nos últimos anos, a instituição deu um salto de qualidade e produtividade, os investimentos em aparelhagem, infraestrutura e qualificação garantiram o reconhecimento dos municípios do estado e da região Nordeste, assim como os demais órgãos de segurança pública do Estado e da União como uma das melhores e mais eficientes Guardas Municipais dentre as cidades com menos de 100 mil habitantes.

A atuação integrada com as polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, ensejou, na última década, através dos indicadores, o status de município com maior redução da violência no Estado, com evolução contínua nos últimos cinco anos consecutivos.

Evolução possibilitada pelas alterações na estrutura organizacional adotada a partir de 2016, em que os serviços operacionais específicos foram subdivididos em grupamentos e/ou serviços especializados.

Compartilhar