Evento solene marca a comemoração dos 39 anos da Guarda Metropolitana de Cabedelo

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC, por intermédio da Secretaria de Segurança Municipal, promoveu, nesta terça-feira (25), no Teatro Santa Catarina, uma solenidade especial para comemorar os 39 anos de fundação da Guarda Metropolitana de Cabedelo.

O evento foi marcado pela entrega de condecorações e homenagens pela prestação de serviços à população.

A primeira dama do Município, Daniella Ronconi,  madrinha da Guarda Metropolitana de Cabedelo, compareceu ao evento representando o prefeito Vitor Hugo Castelliano e  reverenciou os funcionários da Segurança Pública Municipal.

“Queremos agradecer especialmente a Deus pela oportunidade de estar comemorando os 39 anos da Guarda Metropolitana. Tudo que está acontecendo é fruto de muito esforço e dedicação de cada dos servidores da segurança municipal no cuidado com a vida dos cidadãos e com o patrimônio público de nossa cidade. É esse interesse de cada servidor que faz com que essa gestão invista cada vez mais em equipamentos, infraestrutura e melhores condições de trabalho para a Guarda Metropolitana. Nossas palavras são de muita gratidão com toda corporação e de muito orgulho para com os resultados que todos alcançam. Esse modelo de gestão e administração da nossa guarda está sendo pesquisado e copiado, despertando o interesse até de grandes cidades. E isso só nos dá muito orgulho”, ressaltou Daniella.

Dentre as condecorações oferecidas aos GMCs, destaque para os votos de Elogio por Excelência no Serviço; votos de Elogio por Excelência na Função de Comando; certificados de Reconhecimento por Dedicação; condecorações por Ato em Defesa da Vida; condecorações por Ato de Bravura e certificados de Gratidão por Resultados Alcançados.

O evento contou com a participação do comandante do Corpo de Bombeiros de Cabedelo, Major Antônio da Silveira, e de vários representantes de Guardas Municipais e Metropolitanas da Grande João Pessoa.

” Somos uma referência não só no estado, mas a nível nacional. E esse momento de agora resgata o orgulho que temos em sermos Guardas Metropolitanos, pois é muito importante vestir esse uniforme e sentir orgulho e satisfação. Tudo foi preparado com muito carinho para que valha a pena cada sacrifício dessa nossa missão diária” destacou o comandante da GMC, Magalhães Galvão Lourenço.

Histórico – Criada em 25 de outubro de 1983 com o intuito inicial de proteger os bens, serviços e instalações do município, a GMC ao longo do tempo, além das atribuições constitucionais, passou a integrar o sistema único de segurança pública, na garantia à preservação da vida, no exercício da cidadania e dos direitos humanos fundamentais.

Nos últimos anos, a instituição deu um salto de qualidade e produtividade, os investimentos em aparelhagem, infraestrutura e qualificação garantiram o reconhecimento dos municípios do estado e da região Nordeste, assim como os demais órgãos de segurança pública do Estado e da União como uma das melhores e mais eficientes Guardas Municipais dentre as cidades com menos de 100 mil habitantes.

A atuação integrada com as polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, ensejou, na última década, através dos indicadores, o status de município com maior redução da violência no Estado, com evolução contínua nos últimos cinco anos consecutivos.

Evolução possibilitada pelas alterações na estrutura organizacional adotada a partir de 2016, em que os serviços operacionais específicos foram subdivididos em grupamentos e/ou serviços especializados.

 

Compartilhar