Encontre o que você precisa aqui:

Autor: Equipe SOGO

Festival de Ballet de Cabedelo tem início com a realização de oficinas de dança

Apresentações começam na quarta-feira, dia 20, no Centro Cultural Mestre Benedito A 31ª edição do Festival de Ballet e Danças, promovido pela Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por intermédio da Secretaria de Cultura (Secult), teve início na noite dessa segunda-feira (18) e se estenderá até a próxima sexta (22) no Centro Cultural Mestre Benedito. O […]

19/11/2019 6h14 Atualizado há 2 anos atrás

Apresentações começam na quarta-feira, dia 20, no Centro Cultural Mestre Benedito

A 31ª edição do Festival de Ballet e Danças, promovido pela Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por intermédio da Secretaria de Cultura (Secult), teve início na noite dessa segunda-feira (18) e se estenderá até a próxima sexta (22) no Centro Cultural Mestre Benedito. O evento deste ano tem novo formato com a realização de diversas atividades e reunindo cerca de 300 bailarinos.

A abertura contou com a promoção de oficinas de jazz voltadas para os alunos da Escola de Ballet e Dança (EBD) e pessoas da comunidade com histórico de dança. As aulas tiveram a participação de 50 inscritos, dentre crianças, adolescentes e adultos, e foram ministradas pelas professoras convidadas Camila Bernardino e Evana Arruda, ambas com experiência internacional em jazz.

O Festival de Balé  é realizado anualmente com as apresentações da EBD do município. Nesta edição, ganhará um formato mais abrangente abrindo espaço para as apresentações de grupos convidados e músicos, realização de oficinas de dança, instalação de uma feirinha de artesanato com praça de alimentação e apresentações de atores e comediantes de Cabedelo.

A coordenadora da Escola de Ballet e Dança do Município, professora Rita Spinelli, comentou sobre a proposta das oficinas e sobre a pluralidade do novo formato do festival.

“O objetivo de iniciar o Festival com as oficinas é proporcionar um intercâmbio cultural chamando as pessoas que trabalham com dança, além dos admiradores e estudiosos para virem aqui trocar experiências sobre essa arte. Com isso, a nossa proposta é fazer com reflitam mais sobre a dança e conheçam ritmos novos. E a grande novidade desse Festival é que não se trata apenas de uma apresentação de dança. Teremos, além desse momento educativo, um evento com comércio ativo em barracas de comidas típicas e artesanatos; apresentações de grupos folclóricos, artistas e músicos; além das apresentações de ballet de grupos convidados e da nossa escola. Quanto ao nosso espetáculo, esse ano se divide em dois momentos, e o título geral do espetáculo é ‘Poesia e Imaginação'”, disse.

Formada em dança pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Camila Belarmino leciona jazz em uma companhia pessoense há vários anos. A professora agradeceu o convite feito pela Prefeitura de Cabedelo e comentou a experiência de ministrar a oficina

“Eu recebi o convite por Rita, que me disse que queria muito que as meninas tivessem um contato com outro estilo de dança além do ballet clássico,  e ela me sugeriu dar uma aula de Jazz, já que é um estilo que culmina do ballet clássico mas traz outras raízes, como as danças africanas, sapateado, etc. É muito interessante permitir esse contato, quebrar um pouco o corpo bailarinístico, abrir a mente e experimentar outras possibilidades. Cabedelo já tem uma atividade interessante e abre esse espaço para outro estilo de arte”, afirmou.

Programação – O 31º Festival de Ballet e Danças de Cabedelo continuará na noite desta terça-feira (19), com o encerramento das oficinas de Jazz Iniciante Infantil e Jazz Iniciante Adulto, a partir das 18h30.

A partir de amanhã (20), às 18h30, começam as apresentações do Festival sob o tema geral ‘Poesia e Imaginação’.  Neste dia, se apresentam o grupo Infantil, com o espetáculo “Moana – o mar de aventuras”. Na quinta-feira, dia 21, é a vez da turma Juvenil apresentar o espetáculo “Poesias Dançantes” a partir das 18h30. O encerramento será na sexta-feira (22), quando serão apresentados os dois espetáculos da Escola de Ballet e Dança.

O Festival conta ainda, em sua programação, com a participação do Grupo Folclórico Farol da Pedra Seca, da cantora Sandra Lemos; do Grupo de Dança do Ventre; do Cearte; e do Centro de Movimento Saltarello. Durante todo o evento também terão apresentação e show de humor com as Pastoras, Verinha Show, Tia Creuza e Ceicinha.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade