Festival Infantil Arte para Guri leva encantos e diversão no Dia das Crianças em Cabedelo

Projeto contou com apresentações, recreação e shows infantis em sete locais diferentes, contemplando mais de 6 mil crianças

Durante uma semana, muitas crianças viveram momentos especiais e mágicos proporcionados por mais uma edição do Festival Infantil Arte para Guri, que celebrou o Dia das  Crianças em Cabedelo.

Promovido pelas Secretarias Assistência Social (Semas) e de Cultura (Secult), o evento aconteceu no dias 04, 05, 06, 07 e 10 de outubro, levando muito encanto, brincadeiras e animação às crianças dos bairros de Salinas, Jardim América, Renascer, Jardim Jericó, Jacaré e Jardim Manguinhos.

O encerramento do Festival aconteceu nessa quarta-feira (12), na Praça Getúlio Vargas. Por lá, uma megaestrutura foi montada com palco e um grande parque de brinquedos infláveis no entorno do local que reservou momentos de muita alegria e animação, com direito a recreação com a turma da Imaginart e apresentações da Escola de Dança Municipal, incluindo uma apresentação solo da aluna Isabelly Nálija, recém aceita na Escola do Teatro Bolshoi em Joinville-SC.

“A gente superou todas as expectativas com o retorno deste projeto. Atendemos a aproximadamente 6 mil crianças que participaram das nossas atividades em várias comunidades. E ainda tivemos a adesão de muitas crianças que são usuários dos serviços sociais da Prefeitura. Queremos agradecer o envolvimento de mais de 50 profissionais da Secult e da Semas que deram todo o suporte para as atividades do Arte pra Guri, além de todas as secretarias que também colaboraram conosco”, destacou Igobergh Bernardo, secretário de Cultura. 

O Arte pra Guri foi criado para celebrar o mês dedicado às crianças tem por objetivo desenvolver uma programação composta de atividades lúdicas e recreativas para os pequenos em situação de vulnerabilidade financeira e social do município.

Em 2018, por meio da parceria entre a Semas e a Secult, voltou a ser implementado o projeto da semana da criança Festival Infantil Arte pra Guri, que chegou a atender a um público de mais de 10 mil crianças e adolescentes. Devido à pandemia, o Projeto não foi realizado no ano de 2020, só retornando no ano de 2021 de forma híbrida no Centro Cultural Mestre Benedito e no Casarão do Padre – Espaço Criativo.

A secretária de Assistência Social, Cynthia Cordeiro, comentou também fez um balanço sobre o evento. “Foi muito positivo pois atingimos nosso objetivo de levar lazer, diversão  e entretenimento às crianças do município e também às suas famílias nos bairros do Salinas, Jardim América, Renascer, Jacaré, Jardim Manguinhos e culminando com esse evento maravilhoso e impactante na Praça Getúlio Vargas. Tivemos também a presença e colaboração de várias instituições. E o Arte pra Guri nos deixa muito realizados e felizes pois é possível ver e sentir a alegria das crianças, o brilho no olhar, o sorriso espontâneo de quem está apenas desfrutando do seu direito de brincar” 

A criançada que foi à Praça Getúlio Vargas se esbaldou com toda animação e fantasia criadas no local, celebrando o Dia das Crianças como sempre dever ser: alegre, colorido e divertido. 

Além dos espetáculos montados com artistas locais, a recreação contou com a representação de personagens conhecidos mundialmente como a Moana, o Sonic, os Ursinhos Carinhosos, o Mickey e o Baby Shark.

O casal Tiago e Elaine Monteiro atualmente moram em Campina Grande, mas com os familiares na cidade portuária foi impossível não trazer o pequeno Ravi para a festa 

“Com esse Arte pra Guri, Cabedelo se diferencia de muitas cidades porque proporciona um evento lindo com arte, música e muitas brincadeiras. As crianças podem desfrutar de um dia com atividades saudáveis e divertidas “, comentou a mãe.

Mesmo sentimento de quem reside por aqui. “Esse evento fez falta nos últimos anos. Ele é diferente. Não só distribui doces ou faz brincadeiras. As crianças entram num mundo diferente. Tem uma mensagem nisso tudo “, destacou Fabrícia, que trouxe os dois filhos mais uma vez pra o evento.

E a pequena Rebeka, com 6 aninhos, acompanhada do pai Wesley, brincou e pulou muito com as atrações na praça. “Tá tudo muito lindo. Foi o melhor dia das crianças pra todo mundo”.

Confira a galeria com as imagens de todas as edições do Arte pra Guri 2022:

PRAÇA GETÚLIO VARGAS

SALINAS

JARDIM AMÉRICA

RENASCER

JARDIM JERICÓ

JACARÉ

JARDIM MANGUINHOS

Compartilhar