Encontre o que você precisa aqui:

Secretaria de Assistência Social

Autor: Secom

FLOR DE LÓTUS Assistência Social de Cabedelo cria grupo com mulheres para ampliar o trabalho protetivo às famílias

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), aproveitando a ocasião, realizou, nesta quarta-feira (8), a reunião inaugural do “Grupo de Mulheres: Flor de Lótus”. O encontro aconteceu no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) , no bairro Portal do Poço, e marcou o Dia Internacional da Mulher […]

09/03/2023 9h34 Atualizado há 3 meses atrás

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), aproveitando a ocasião, realizou, nesta quarta-feira (8), a reunião inaugural do “Grupo de Mulheres: Flor de Lótus”. O encontro aconteceu no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) , no bairro Portal do Poço, e marcou o Dia Internacional da Mulher (8 de março).

A iniciativa é do Programa de Atendimento de Proteção Integral à Família (PAIF) e é uma estratégia aplicada à comunidade, no sentido de promover a circulação de informações sobre as políticas públicas voltadas aos cidadãos, assim como discutir questões relacionadas às relações familiares e acesso aos direitos disponibilizados pela rede de assistência.

Os principais objetivos do grupo são: a criação de um espaço para as mulheres se socializarem e onde possam fortalecer suas relações sociais e comunitárias; a promoção da integração e troca de experiências entre as mulheres com atividades diferentes das que já são promovidas nos serviços de convivência; a criação de mecanismos de acolhimento de demandas psicossociais, orientações e ofertas de informações; e ainda despertar a valorização e autonomia da mulher e sua conscientização sobre os direitos sociais.

“O dia da mulher foi escolhido como marco inicial para criação desse grupo. As políticas de Assistência Social tm por objetivo promover, à medida que vão sendo implementadas, a difusão coletiva. Esse é o meio de contribuir para a compreensão, orientar o acesso das pessoas aos benefícios de direito e, assim, garantir sua real efetividade, fazendo com que cheguem a quem realmente precisa. Nesse cenário, as mulheres cumprem um papel fundamental, seja como gestoras do lar, seja como mantenedoras. Sobre elas recai papéis e responsabilidades na centralidade dos núcleos familiares de forma marcante. Essa proposta visa justamente esse público, reunindo-as em rodas de discussão e informando-as acerca de seus direitos. Nossa intenção maior é ofertar meios de encarar suas dificuldades e gerar mais oportunidades em suas vidas”, afirmou Viviane Menezes, gerente executiva da Semas.

As reuniões do grupo Flor de Lótus serão realizadas no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) reunindo cerca de 15 a 20 mulheres, na faixa etária entre 35 e 59 anos, já atendidas nos programas sociais da Semas em Cabedelo.

A metodologia do grupo se dará por meio de encontros mensais com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover o acesso e usufruto de direitos, assim como contribuir para a melhoria de sua qualidade de vida. A ação prevê ainda o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

Flor de Lótus – O nome escolhido para dar nome ao grupo faz referência a uma flor de origem asiática – a lótus: uma planta aquática, de profundo significado espiritual para a cultura oriental, com destaque na literatura asiática e na religião budista. A planta significa pureza do corpo, da mente e renascimento. Isso porque, embora cresça na lama, ela se torna bela, em meio às impurezas, remetendo assim à força da mulher. Assim como a flor nasce em meio às dificuldades e, mesmo assim, desabrocha e floresce, o serviço que é feito no PAIF é realizado em meio a vulnerabilidade social e é onde se tenta resgatar a dignidade e valorização da mulher.

A reunião inaugural contou com explanação sobre os objetivos do grupo com os técnicos do programa, aulão de dança com o facilitador social e coreógrafo William Ferreira, homenagem ao dia das mulheres e a oferta de um coffee break.

PAIF – O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é oferecido em todos os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

As mulheres interessadas em participar do grupo Flor de Lótus devem procurar a sede do CRAS no bairro Portal do Poço ou em qualquer serviço de convivência da Semas para buscar informações.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade