Gestão Digital em Cabedelo vira referência e modelo para outras cidades

Prefeitura de Bayeux foi conhecer sistema que permite a solicitação e acompanhamento de documentos de forma 100% on-line

Implantado em 2019, o programa Gestão Digital – que passou a emitir documentos e trâmites burocráticos 100% on-line – vem contabilizando números expressivos para a economia de Cabedelo em relação à gestão pública. Além da desburocratização, o sistema visa a economia de recursos financeiros, materiais e humanos, além da maior transparência e acesso à informação para todos os cidadãos.

Nesta sexta-feira (3), uma comissão de representantes da administração e finanças do município de Bayeux esteve em Cabedelo para participar de um treinamento e levar a plataforma para a Prefeitura.

Pelo Gestão  Digital, o acesso via Internet permite a produção e encaminhamento dos documentos para outras áreas ou órgãos a qualquer hora e de forma imediata. A iniciativa estima uma economia anual de cerca de R$ 2 milhões aos cofres públicos, valor que será investido em outras ações em benefício da população. A plataforma está 24 horas no ar e o contribuinte pode acessar o site e cadastrar seu usuário único.

Números – De acordo com estatísticas da Secretaria de Administração, nesse período, a aplicação da tecnologia na gestão pública provocou a utilização direta de mais de 600 servidores, com 20 mil cidadãos beneficiados e duas milhões de transações executadas. Direta e indiretamente, essas ações representam uma economia de cerca de R$ 2 milhões de reais.

No quantitativo geral, são mais de 320 mil documentos na Plataforma e um média de 935 emissões por dia e 20.155 por mês. Entre os itens onde se verificaram economia real destacam-se a redução dos contratos de impressão, bem como de materiais de expedientes (pasta, clips, grampeador, marca, texto, arquivos, livros de protocolo, ata) e de combustível.

Toda essa experiência tem contribuído para transformar Cabedelo em um polo de referência quando se trata da aplicação da tecnologia na administração e nos trâmites burocráticos da administração. Cidades da região metropolitana, a exemplo de Bayeux, já pensam em implantar o 1doc, plataforma on-line que permite a realização de diversas ações institucionais de forma digital.

Compartilhar