O Gestão Digital vai desburocratizar processos e economizar cerca de R$ 2 milhões por ano aos cofres públicos
Respeito ao meio ambiente, economia aos cofres públicos e comodidade para os contribuintes. Essas são alguns dos benefícios que serão alcançados através da digitalização de todos os documentos que dizem respeito à Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC). A partir de agora, qualquer pessoa poderá emitir ofícios, requerer e acompanhar solicitações como alvarás, certidões e segunda via de impostos de forma 100% online.
O lançamento oficial do projeto foi feito pelo prefeito Vitor Hugo nesta desta quarta-feira (18), no Centro Cultural Mestre Benedito, e contou com a presença de gestores e autoridades estaduais, a exemplo do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, e do secretário de Articulação Política do Governo Estadual, João Gonçalves.
O Gestão Digital busca desburocratizar a tramitação de documentos e tornar mais célere sua entrada, acompanhamento e emissão. Com a instituição desse processo, a administração ganha em eficiência e sustentabilidade, reduzindo gastos com papel, impressão e transporte.
O acesso via Internet vai permitir a produção e encaminhamento dos documentos para outras áreas ou órgãos a qualquer hora e de forma imediata. A iniciativa estima uma economia anual de cerca de R$ 2 milhões aos cofres públicos, valor que será investido em outras ações em benefício da população, como garantiu o prefeito Vitor Hugo em seu pronunciamento proferido antes de assinar digitalmente o decreto 059/219, que regulamenta a comunicação eletrônica no âmbito da estrutura administrativa da PMC.
“Cabedelo vive mesmo um novo momento. Nossa gestão vai usar a tecnologia pra destravar a burocracia. O funcionário público e o contribuinte poderão ter acesso à plataforma de onde tiverem através de computador ou celular. E as pessoas que não conseguirem ter acesso a essa tecnologia, não devem se preocupar, porque seguirão tendo o suporte necessário dos nossos servidores. Já é assim no Tribunal de Justiça, na OAB e agora Cabedelo é a primeira cidade metropolitana a abraçar esse sistema digital, que vai nos trazer mais economia. Essa economia vai fazer a gestão trabalhar novas ações e outras prioridades, como por exemplo, Habitação Popular. Pretendemos investir para diminuir esse déficit habitacional que prejudica nossa população”, destacou o gestor.
A plataforma estará 24 horas no ar e o contribuinte poderá acessar o site e cadastrar seu usuário único. Até que todos – contribuinte e servidor – se adequem ao uso da Plataforma, alguns documentos ainda serão solicitados manualmente, porém a meta da Prefeitura é tornar tudo digital até 2020.
Reconhecimento estadual – Representando o governador João Azevedo, o secretário de Articulação Política do Estado, João Gonçalves, elogiou a iniciativa da Prefeitura.
“O próprio governador João Azevedo queria estar presente, mas teve que ir cumprir agenda em Brasília. Importante dizer que nós temos respeito e reconhecimento ao trabalho desta gestão em Cabedelo, que já vem fazendo um trabalho honesto, racional e agora põe Cabedelo no caminho da modernidade. A Prefeitura vai trocar papel por ações edificantes, como habitações populares, e isso precisa se aplaudido”, disse.
Já o presidente da ALPB, Adriano Galdino, destacou a gestão diferenciada de Cabedelo e reforçou a parceria com o Poder Legislativa estadual.
“Falo com muita propriedade, pois, desde 2010, tenho residência no bairro Ponta de Campina, aqui em Cabedelo. E posso afirmar, categoricamente, que esta cidade tem uma gestão diferenciada, que faz acontecer e mudou o perfil de diversos bairros, trazendo as obras que o povo tanto aguardava. E também tem qualidade e eficiência na Administração Pública, a exemplo desse projeto. Nós estamos aqui para dizer que seremos parceiros na Assembleia Legislativa, porque entendemos que essa gestão faz bem ao povo de Cabedelo e é referência para toda Paraíba”.
4