Gestores e professorem realizam seminário de avaliação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Cabedelo

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) iniciou, nesta terça-feira (17), seus seminários finais em Cabedelo. O tema será “Compartilhando práticas e saberes”, e contará com relatos de experiências e amostras pedagógicas dos trabalhos desenvolvidos dentro das instituições escolares. Os encontros seguem amanhã (18) e sexta-feira (20), no Auditório da Secretaria de Educação (Seduc).

Nesta terça-feira (17), o encontro foi com os articuladores do Programa Novo Mais Educação (PNME); na quarta (18), será a vez dos supervisores e professores da educação infantil; por fim, na sexta-feira (20), o encontro será com professores e supervisores do ciclo da alfabetização. Ao todo, participarão 160 formadores e mediadores que apresentarão as ações desenvolvidas das escolas no período compreendido entre outubro de 2017 e julho deste ano.

O Pnaic é um compromisso formal assumido pelo Governo Federal, Estados e Municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3° ano do ensino fundamental. Cabedelo participa do Pnaic desde 2013 e, esse ano, tem como alvo as áreas de letramento e matemática. Os professores das séries iniciais recebem formação para desenvolver atividades com foco na defasagem dos alunos que promovam o crescimento intelectual dos discentes.

Segundo a coordenadora local do Pnaic, Selma Ferreira, os resultados desse compromisso no município têm aparecido e são confirmados ano a ano, através da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA).

“Desde 2013, quando o município assumiu o compromisso da alfabetização na idade certa, notamos o quanto melhorou o letramento das crianças e o Ideb, com a maioria chegando ao 4° ano já alfabetizada. É claro que ainda temos problemas com a alfabetização, mas com o acompanhamento dessas crianças até o 3°ano, esperamos sanar essa dificuldade”, diz.

Secom Cabedelo

Compartilhar