Guarda Metropolitana de Cabedelo forma 1ª Turma do Curso de Habilitação para Atuação em Grupamento Especializados da Paraíba

Agentes foram capacitados para atuarem no patrulhamento ostensivo na cidade; curso é pioneiro no Estado

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Segurança, realizou, nesta sexta-feira (21), a solenidade de formatura da 1ª Turma do Curso de Habilitação para Atuação em Grupamento Especializados da Guarda Metropolitana de Cabedelo (GMC).

Numa iniciativa pioneira na Paraíba, o Curso de Habilitação para Atuação em Grupamentos Especializados (CHAGE) teve por objetivo capacitar e treinar operadores de segurança para a atuação no patrulhamento ostensivo, tendo como foco principal o emprego de técnicas e táticas operacionais de caráter preventivo e repressivo.

Ao todo, 38 agentes receberam a certificação de conclusão do CHAGE e estão aptos a integrarem os quadros dos Grupamentos Especializados da Guarda Metropolitana de Cabedelo, dependendo para tanto de disponibilidade de vaga no grupamento pretendido.

A Formatura contou com a presença do prefeito Vitor Hugo Castelliano, que discursou para os formados e seus familiares.

“Que honra participar desse momento. Em especial quero cumprimentar aos comandantes e diretores da Guarda Metropolitana de Cabedelo e dizer do orgulho que sinto desse trabalho que está sendo realizado na corporação. Acompanhei estes formandos por vários dias correndo no sol ou chuva, ralando e se dedicando para esta formação. Enquanto eu estiver prefeito dessa cidade, a classe de Guarda Metropolitano será valorizada. Quero destacar e parabenizar também as formandas guerreiras pela força e dedicação que tiveram para concluir este curso. Elas são a prova definitiva que as mulheres estarão sempre onde elas quiserem estar”, ressaltou Vitor.

A solenidade foi composta por momentos como a Transição de Cobertura, que consiste no momento em que o formando recebe sua boina de agente de segurança pública; Transição de Brevê, que é a simbologia em forma de insígnia que eles carregarão nos fardamentos; premiação aos primeiros colocados do CHAGE; e, por fim, a entrega de vários certificados.

“É com grande satisfação que chegamos ao dia de hoje. Durante esse curso vi superação de limites da dor física e psicológica por parte dos nossos agentes, tudo para oferecer o melhor à sociedade cabedelense. Quando adotamos o slogan ‘Segurança é nossa missão’, significa que estamos dispostos a ir até a última consequência para manter a paz da população, para levar segurança.  Esses agentes estão preparados para ganhar as ruas, para o bem da sociedade e para o terror da marginalidade, e irão encher de orgulho a nossa instituição. Que cheguem pra somar e fazer a diferença, para elevar ainda mais o nome da nossa Guarda Metropolitana de Cabedelo”, disse o secretário Magalhães Galvão, comandante da GMC.

O GM Gleydson Lyneker Neves foi escolhido pelos instrutores como primeiro lugar no CJAGE. Ele, que atualmente reside na Praia do Poço, comentou sobre a importância dessa formação e da função de guarda municipal.

“Participar desse primeiro curso é um marco histórico pra nossa Guarda e para mim! Eu vim de outro Estado, passei no concurso e hoje sou cidadão cabedelense. Só quero agradecer a Deus por essa nobre missão e por esse primeiro curso; é muito importante para qualificar os operadores da segurança do nosso município”.

Já o GM João Pereira da Silva, veterano com 20 anos de corporação, se destacou e conseguiu concluir o CHAGE com êxito.

“Nesses anos todos de Guarda, esse foi o momento que mais aprendi. Estava com pessoas jovens, maioria chegando agora, e isso só me capacitou e me deu mais estímulo ainda. A Guarda não é somente de onde eu tiro meu sustento, pois sinto alegria e orgulho em fazer parte da família azul marinho. Amo esse meu dever com a sociedade”, concluiu.

Compartilhar