Guarda Metropolitana de Cabedelo participa de encontro com autoridades do Ministério da Justiça e Segurança Pública em Brasília

O Comandante da Guarda Metropolitana de Cabedelo (GMC), Magalhães Lourenço, esteve em Brasília esta semana reunido com autoridades do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Durante o encontro, foram debatidos assuntos importantes para o avanço das GMs de todo o Brasil, a exemplo porte de arma federal, inclusão da GM no rol taxativo do art. 144/CF, aposentadoria especial, dentre outros.

Como resultado desse trabalho de articulação dos representantes das GMs, o Governo Federal publicou o decreto n° 10.630 de 12 de fevereiro de 2021, que trouxe algumas das adequações discutidas na reunião. Dentre elas, o porte de arma por prerrogativa de função e algumas mudanças nas normas de habilitação dos agentes no termo de cooperação entre as GMs e a Polícia Federal.

“A segurança pública se faz com pessoas que conseguem unir boas intenções, boas ideias, planejamento e ações. E tivemos, durante a semana, essa boa notícia, em um cenário recente de muitos avanços e conquistas”, destacou o comandante da GCM de Cabedelo.

Também participaram do encontro membros de entidades representativas das Guardas Municipais, a exemplo da CONGM, Fenaguardas e Conneguam, da qual o comandante Magalhães é o atual vice presidente.

 

Compartilhar