Guarda Metropolitana de Cabedelo promove ação de conscientização ambiental com plantação de mudas no bairro de Intermares

Intervenção faz parte do calendário de comemorações ao Dia Nacional da Guarda Civil e do aniversário da instituição

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por intermédio da Secretaria de Segurança e da sua Guarda Metropolitana Civil (GMC), realizou, nesta terça-feira (19), mais uma ação de conscientização ambiental, com o projeto Plante uma Vida. A iniciativa está inserida no calendário de comemorações ao Dia Nacional da Guarda Civil, celebrado no último dia 10, e ao aniversário da instituição, a ser comemorado no dia 25 de outubro.

O Plante uma Vida é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Meio, Aquicultura e Pesca (Semapa) e foi realizado em uma área verde localizada no bairro de Intermares. Por lá, foram plantadas 40 mudas de árvores, de espécies nativas como Cupiúba, Pau Brasil, Ipê roxo, Ipê rosa, Jacarandá mimoso e Craibeira. Cada muda recebeu o nome de um Guarda homenageado.

O secretário de Segurança de Cabedelo e comandante da GMC, Magalhães Galvão, participou de toda a ação, destacou as ações comemorativas e demonstrou sensibilidade com as questões ambientais.

“O mês de outubro é muito importante para nós da Guarda Metropolitana, pois além das outras comemorações também estaremos celebrando os 38 anos de fundação da nossa Guarda. Foi montado um calendário de atividades especiais voltadas para os mais diversos segmentos, com o objetivo de reforçar a importância da nossa instituição. Nessa pauta do meio ambiente, é importante destacar que temos o melhor Grupamento Ambiental da Paraíba, e que temos atuado diuturnamente nas mais diversas ocorrências, como resgate de animais, fiscalização de desmatamento, perturbação do sossego, dentre tantas outras demandas. A ideia aqui é, através do gesto simbólico do plantio da árvore, conscientizar os próprios integrantes da nossa instituição, para que isso se reflita na nossa sociedade, pois precisamos cuidar da natureza, que é a nossa segunda casa”, disse.

O secretário de Meio Ambiente, Francisco Urtiga, também prestigiou o evento e parabenizou a ação de conscientização.

“Essa ação visa a questão da educação ambiental com relação aos integrantes da Guarda Metropolitana de Cabedelo. É importante que eles se comprometam com as árvores até que fiquem frondosas e possam mostrar aos filhos, netos e outros familiares que eles participaram da construção deste espaço. Isso vai fomentar em outras pessoas a vontade de plantar árvores”, ressaltou.

Na ocasião, cada uma das 40 árvores receberam plaquinhas com os nomes dos guarda civis ou agentes de proteção que, além do plantio, se comprometeram em cuidar do crescimento e desenvolvimento das árvores. O pelotão de policiamento ambiental da pasta – que é formado por 11 guardas metropolitanos – é responsável pela coordenação da ação.

O GM Iremar Montenegro, que pertence à corporação há 8 anos e integra o pelotão ambiental há seis meses, falou sobre o gesto.

“Essa contribuição é muito benéfica para nossa cidade, que tem que estar preparada para enfrentar o caos na situação climática que estamos vivendo. Cultivar essa cultura de preservação do meio ambiente é imprescindível. E esse evento também proporciona uma interação entre os guardas com as autoridades e com a população. Todos unidos em prol de um bem maior” concluiu.

Compartilhar