Hospital Municipal de Cabedelo terá leitos exclusivos para pacientes com sintomas gripais e Síndromes Respiratórias

Profissionais de Saúde receberam Equipamentos de Proteção Individual específicos, garantindo a segurança dentro e fora da Unidade de Saúde

A partir desta terça-feira (21), o Hospital Municipal Padre Alfredo Barbosa (HMPAB) passará a contar com leitos exclusivos para atender pacientes com sintomas gripais e Síndrome Respiratória Aguda (SARS). A medida é mais uma ação direta de enfrentamento que a Prefeitura de Cabedelo, através da Secretaria de Saúde (Sescab), vem tomando contra a Covid-19 na cidade portuária.

Além da divisão de leitos, a Sescab também garantiu Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) específicos para cada profissional que está atuando na linha de frente contra a doença.

Ao todo, serão reservados 15 leitos para pessoas com sintomas gripais ou SARS. O atendimento contará com uma recepção exclusiva e com uma triagem rigorosa, identificando os sintomas, classificando-os e, se for o caso, encaminhando o paciente para o acompanhamento médico.

Os leitos ficarão separados dos demais, garantindo toda a segurança para os profissionais da saúde e os enfermos. Uma sala de estabilização, com entubadores e respiradores, garantirá o atendimento aos casos mais graves, antes do devido encaminhamento aos Hospitais de Referência para a Covid-19, em João Pessoa.

“Lembrando que não somos Hospital de Referência para casos de Coronavírus. Faremos o atendimento, verificaremos os sintomas e, se forem do tipo leve e moderados, seguiremos o acompanhamento médico e as orientações para o paciente e seus familiares, no que diz respeito à quarentena. Caso os sintomas evoluam para uma quaro agudo, grave, nós temos a capacidade de estabilizar o quadro e, em seguida, encaminhar para os Centros de Referência do Estado. Tudo será feito com total segurança, tanto para nossos profissionais de saúde, como para os pacientes, de forma que possamos enfrentar da melhor forma possível essa crise”, garantiu o secretário de Saúde, Murilo Suassuna.

Os EPIs adquiridos pela Sescab para os trabalhadores em Saúde que estão na linha de frente no combate à Covid-19 seguem todos os padrões da Nota Técnica da Anvisa.

“Cada profissional recebeu EPIs de acordo com suas especificações, como, macacões, para os que atuam no SAMU, por exemplo. Estamos fazendo o possível para garantir a segurança de todos que estão atuando conosco nessa batalha”, completou Suassuna.

Compartilhar