Hospital Municipal empossa membros das primeiras Comissões Hospitalares

O Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa (HMMPAB) empossou, nesta sexta-feira (14), os membros das primeiras Comissões hospitalares, segundo o que recomenda as Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Foram empossados os integrantes das Comissão de Revisão de Óbito, Prontuários, CCIH, Núcleo de Segurança do Paciente e Gerenciamento de Risco.

Segundo o CFM, os hospitais devem constituir as Comissões como forma de proporcionar uma assistência segura. Isso se dar por meio da criação de comissões hospitalares, formadas, dentre outros, por profissionais médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.

É dever dos hospitais constituir as comissões hospitalares visando sempre resultados cada vez mais efetivos junto aos pacientes. É papel delas, por meio do gerenciamento de riscos e de orientações na implantação de protocolos, traduzir resultados que reflitam positivamente na assistência segura ao paciente.

Por meio das comissões é possível propor melhorias na qualidade dos registros e anotações para a elaboração do prontuário clínico, com base na segurança do paciente, assim como garantir o cumprimento no padrão de qualidade prestado pelos profissionais e proporcionar dados para pesquisa e estudos científicos.

Outra função das comissões hospitalares é a melhoria contínua dos processos internos. E para isso, elas são as mais variadas possíveis, visando atender as especificidades de cada área.

As comissões devem ser proativas e possuir espaço aberto junto à gestão, ao propor atitudes preventivas e corretivas e desta forma legitimar seu papel na instituição. Cabe ainda às comissões desenvolver e apresentar propostas de modernização dos atendimentos e aperfeiçoamento da rotina, tendo como foco central sempre a melhor qualidade no atendimento prestado ao paciente.

 

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