Hospital Padre Alfredo repõe ao Hemocentro mais de 100% do sangue usado em cirurgias  

O Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa repôs ao Hemocentro da Paraíba mais de 100% do estoque de sangue usado pela unidade hospital em cirurgias. O número está acima do esperado e do liberado pelo Hemocentro.

Segundo dados do Hemocentro da Paraíba, no mês de janeiro, o Hospital Padre Alfredo utilizou 24 bolsas de sangue e repôs 54. Já no mês de fevereiro, foram utilizadas 18 bolsas e 29 repostas, chegando a média de reposição a quase 100% acima do utilizado.

“Temos que agradecer aos familiares e voluntários pela sensibilidade e atitude de doarem, atitude que pode salvar a vida de muitos que precisam”, disse a coordenadora de Serviço Social do Hospital Municipal Padre Alfredo, Joseane Araújo.

As estatísticas do Ministério da Saúde trazem dados que a cada bolsa de sangue doada, até quatro vidas podem ser salvas no país. As pessoas que tenham interesse em doar devem procurar o Hemocentro da Paraíba, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, e aos sábados, das 7h às 17h. A unidade está localizada à Avenida Dom Pedro II, 1119 – Centro, João Pessoa.

Quem pode ser doador?

Pessoas com idade de 16 a 69 anos (jovens entre 16 e 17 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal – pai ou mãe). É necessário apresentar um documento oficial com foto.

– O limite para a primeira doação é de 60 anos de idade e peso mínimo de 50 Kg.

– É importante estar se sentindo bem de saúde.

– Outros critérios serão avaliados na triagem clínica.

Compartilhar