Idosos assistidos pela rede de Atenção Básica de Cabedelo participam de mutirão de serviços nas Unidades de Saúde da Família

Mobilizações também contou com a aplicação da dose de reforço contra a Covid nas casas de longa permanência locais

A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), por meio da Atenção Primária à Saúde, promoveu mais uma intervenção em ações estratégicas no cuidado dos idosos, neste sábado (11).

A ação aconteceu em todas as Unidades de Saúde da Família, e contou com avaliação nutricional, verificação de pressão arterial, glicemia, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, além da atualização do cartão de vacina da pessoa idosa.

As equipes da Sescab também fizeram visitas a instituições de repouso, como a Fanuel e a Amém, aplicando, na oportunidade, a dose de reforços aos idosos acima de 70 anos.

O projeto de ações estratégicas promovido pela Sescab tem como objetivo atualizar os cuidados às pessoas assistidas pela Atenção Básica que deixaram de buscar assistência no período crítico da pandemia. Além dos idosos, a ação abrange crianças e gestantes. Para cada grupo, haverá uma mobilização única. Na ocasião, serão ofertadas consultas de pré-natal, puericultura, testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites virais, distribuição de preservativos, dentre outros.

“Essa iniciativa faz parte de um projeto de ações previsto para durar quatro meses, com atividades realizadas a cada 15 dias, voltadas para gestantes, crianças menores de 7 anos e idosos. Por conta da pandemia da Covid-19, estão sendo respeitados os protocolos definidos pelas autoridades sanitárias, como o distanciamento social, uso obrigatório de máscaras e a disponibilização de álcool em gel para os usuários e profissionais”, ressaltou o secretário de Saúde, Murilo Suassuna.

Calendário – No dia 25 de setembro, a ação vai contemplar  crianças de 2 a 7 anos;

No dia 16 de outubro, a iniciativa vai envolver Gestantes, Puérperas e crianças menores de 2 anos;

No dia 30 de outubro, a mobilização será voltada, novamente, aos idosos;

No dia 13 de novembro, o projeto visa, mais uma vez, crianças de 2 a 7 anos;

E no dia 27 de novembro, a ação estratégica volta a atender Gestantes, Puérperas e crianças menores de 2 anos.

Compartilhar