Idosos participam de ação de cidadania promovida pela Prefeitura de Cabedelo

A arte e a alegria dos idosos cabedelenses ocuparam a rua nesta quinta-feira (01) durante a realização de mais uma edição do projeto Assistência à Pessoa Idosa – Direitos e Cidadania. A ação da Prefeitura de Cabedelo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), acontece no inicio de cada mês, e a atenção, os cuidados e a prestação de serviços dão o tom do encontro.

Nas tendas instaladas em frente à Secretaria de Saúde (Sescab), no Centro, foram disponibilizados serviços vinculados à Semas através de equipes do Cras, Creas, Serviços de Convivência, Bolsa Família, Cartão do Idoso, Cad Único, Coordenação da Pessoa com Deficiência e, também, da Sescab e do Procon. Além da música, dança e café da manhã, o encontro trouxe e a exposição dos trabalhos artesanais realizados nas oficinas do SCFV/Cras.

“A cada edição esse encontro ganha um alento novo. A participação aumenta, os idosos comparecem, se divertem, recebem cuidados e, enfim, ganham a atenção necessária. Nos sentimos felizes em poder proporcionar esse momentos, pois, para além de uma obrigação, é um compromisso da gestão municipal com seus cidadãos em todas as faixas etárias”, comentou a secretária de Assistência, Cynthia Denize Cordeiro.

Dona Antônia Fernandes da Silva, moradora do bairro Santa Catarina e participante ativa das atividades integrativas do Instituto de Previdência Municipal (Ipsemc), falou sobre a ação: “Acho tudo muito bom. Pratico atividades físicas há quase 20 anos e desses, 11 anos só no Ipsemc. Participo de todas as coisas que acontecem e onde há uma atividade nova, faço questão de ir”, comentou.

Vilma Oliveira, moradora do Monte Castelo, por sua vez, comentou sobre sua experiência na Ação. “Acho muito boa essa ação porque é uma oportunidade de nos encontrarmos com outros grupos. Faço parte do Ipsenc e aqui a gente se encontra com todo mundo, se diverte. É uma manhã diferente, enfim. Todos os meses faço questão de estar aqui. Vale a pena. Os serviços são muito bons, até corte de cabelo tem”, destacou.

Em Cabedelo para marcar exames, o gesseiro Ramiro Jose de Andrade, morador do bairro José Américo, em João Pessoa, foi atendido pelas equipes de saúde e falou sobre o evento. “Vim até aqui marcar um exame e ao passar aproveitei para fazer teste de glicemia e medição de pressão. São cuidados básicos aos quais as pessoas de mais idade têm de se submeter regularmente para manter a saúde em dia, controlando as taxas. Fui muito bem atendido e acho uma ação muito boa, louvável. Uma ótima iniciativa da Prefeitura”, frisou.

Compartilhar