O Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (Ipsemc) de Cabedelo teve sua Certificação do Pró-Gestão RPPS Nível de Aderência III atualizada, atendendo 100% das ações do programa nas dimensões Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária, exigidas para obtenção da Certificação.
O reconhecimento comprova a excelência na gestão do Instituto e confere a certificação profissional de “Boas práticas de governança pública”.
A conquista foi anunciada pela Auditora Líder Ketley kemily Silva de Morais, do Instituto de Certificação Qualidade Brasil, na reunião de encerramento da Auditoria de Certificação Institucional, conduzida por Léa Praxedes, Presidente do Ipsemc.
Segundo a Presidente do Ipsemc, Léa Praxedes, “a Certificação é de fundamental importância para a gestão do instituto. Nos resta, mesmo com simplicidade, comemorar a grandiosa vitória no atingimento de 100% do trabalhoso Nível III. Mesmo diante de todos os obstáculos temos que esculpir a ‘melhoria contínua com paciência e determinação para transformar os problemas em oportunidades, visando o alcance dos objetivos. Atingir os 100% dos inúmeros critérios dentro de cada dimensão foi sensacional! Emocionante!”, disse Praxedes.
O Ipsemc passou por rigorosa auditoria,. que contemplou todos os pilares da governança, ou seja: Gestão de Benefícios (concessão de aposentadorias e pensões); Gestão de folha de pagamento; Gestão de Investimentos; Gestão Atuarial; Gestão Contábil; Gestão Financeira; Gestão de RH; Ouvidoria: Atendimento; dentre outros.
O Pró-Gestão é o Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social, promovido pelo Ministério da Previdência (Programa Nacional de Qualidade). A Certificação possui validade de três anos com monitoramento constante e, segundo consta no Manual de Adesão, é um processo de reconhecimento da excelência e das boas práticas de gestão destinado a atestar a qualidade e a funcionalidade de produtos, serviços, processos produtivos, gestão ambiental, dentre outros. A avaliação deve ser feita por entidade externa credenciada.
A certificação é também requisito obrigatório para renovação do CRP – Certificado de Regularidade Previdenciária – CRP e também constitui um dos critérios para o cálculo do ISP – Indicador de Situação Previdenciária.
Dentre os requisitos cumpridos que certificaram o Ipsemc estão o aprimoramento do Serviço de Medicina e Segurança do Trabalho, conciliando com a Comissão de Junta Médica do Município, que cumpriu as exigências do programa, bem como a exímia Secretaria de Administração Josenilda Batista que, de forma competente e proativa, enviou a documentação pertinente a sua pasta. Também agradecemos ao Dr. Ricardo, Secretário de Finanças, pelo cumprimento das obrigações previdenciárias e a todas as Secretarias a exemplo de Educação, Assistência Social, dentre outras, afinal somos um conjunto de Equipes que atuam na direção dos objetivos junto ao nosso Prefeito.