Motoristas da Prefeitura participam de palestras sobre segurança no trânsito

A Secretaria de Transportes (Setrans), em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Sembo), realizou, nesta quinta-feira (26), uma tarde de palestras voltada aos condutores da Prefeitura Municipal de Cabedelo. A iniciativa fez parte do calendário de atividades em alusão ao Dia do Motorista – 25 de julho.

O evento foi realizado no Cabedelo Clube para cerca de 80 motoristas, e teve o objetivo de sensibilizar os presentes quanto aos fatores de risco de acidentes no trânsito. Além das palestras, o evento também contou com a parceria da Secretaria de Saúde, através da equipe da Atenção Básica, disponibilizando os serviços de verificação de Pressão Arterial e vacinação de Hepatite B, Influenza e Tríplice Viral; e da equipe de Vigilância em Saúde, que ofertou os testes de diagnósticos para hepatites B e C, HIV, Sífilis, distribuição de preservativos e material educativo.

“Esse é um evento comemorativo pelo Dia do Motorista e aproveitamos esse momento para parabenizá-los, pois eles são peças fundamentais no trabalho de toda Prefeitura e também no serviço à população. Para melhorar as condições de trabalho, recuperamos toda a frota veicular e de ônibus e, em breve, estaremos ofertando os cursos de condutor hospitalar e de monitores para transporte escolar”, declarou o secretário de Transportes, Wellington Brito.

O evento contou com palestras ministradas por representantes da Polícia Rodoviária Federal, da Lei Seca e da Divisão de Educação no Trânsito do Estado da Paraíba. Na ocasião foram destacados que direção perigosa, sob efeito de álcool e ao celular são as principais causas de acidentes e infrações de trânsito.

“Todo acidente acontece a partir de um erro. Em nossas operações escutamos várias vezes as pessoas dizerem que são cidadãos de bem, mas qualquer pessoa pode cometer infrações de trânsito, boas ou más. O nosso maior desafio é educar as pessoas para o trânsito, pois a melhor maneira de fazermos isso é através do exemplo. Não adianta darmos as instruções aos outros e nós mesmos não as colocarmos em prática”, ressaltou o chefe da divisão de Educação da Polícia Rodoviária Federal, Cledson Augusto Ferreira,

Um fator que sempre requer atenção é a direção sob efeito de álcool. Desde 2008, quando foi aprovada a Lei 11.705, conhecida como Lei Seca, o número de infrações e acidentes vem caindo gradativamente, demonstrando a eficácia da iniciativa.

“Aos poucos as pessoas estão se conscientizando do risco que é dirigir alcoolizado; embora haja condutores que se preocupem apenas com a multa ou a perda do direito de dirigir. É importante que as pessoas compreendam que o nosso trabalho não é impedir que elas bebam, mas que, aquelas que estejam alcoolizadas, não sejam condutoras de veículos, arriscando a sua vida e a de outras pessoas”, pontuou o representante da Operação Lei Seca na Paraíba, Gerson Olavo.

Tecnologia a serviço da Setrans – Para atender melhor às demandas dos servidores e da população, a Secretaria de Transporte lança, no mês de agosto, dois aplicativos que garantirão mais agilidade e eficiência na prestação do serviço.
“Um será o “Me leva”, em que cada Secretaria terá um usuário e senha para solicitar um veículo com retorno imediato. Caso haja motorista disponível para atender a demanda, o usuário receberá o nome e foto do condutor, veículo e tempo estimado de chegada. O outro aplicativo é o de cadastro para confecção da carteira de uso exclusivo nos ônibus da Prefeitura. Com ele, o usuário preencherá os dados pessoais e já fará o agendamento para comparecer na Secretaria apenas para pegar o documento”, explicou Wellington.

A Setrans atualmente dispõe de uma frota composta por 12 ônibus escolares para atender aos estudantes universitários que frequentam desde o IESP até a Facene/Famene. Destes, um é adaptado, adquirido recentemente, para atender exclusivamente aos estudantes portadores de deficiência.

Secom Cabedelo

Compartilhar